Transmissão falsa da Apple no YouTube escondia golpe de criptomoeda
O vídeo mostrava uma entrevistas antiga de Tim Cook, CEO da Apple, em meio a diversos links para sites de criptomoedasBy - Luiz Nogueira, 9 setembro 2022 às 8:14
Na última quarta-feira (07), a Apple teve os holofotes da indústria da tecnologia todos voltados para a apresentação da nova geração do iPhone e alguns outros equipamentos da empresa. Por conta disso, algumas pessoas se aproveitaram disso para aplicar golpes.
Em um desses, um canal do YouTube apresentou uma suposta entrevista com o CEO da Apple, Tim Cook com o título “Apple Event Live. CEO Tim Cook: Apple & Metaverse em 2022”, dando a entender ser algo novo e inédito – o que não era o caso.
A questão é que, enquanto estava ao vivo, atraiu dezenas de milhares de espectadores para a transmissão e, consequentemente, para um golpe envolvendo criptomoedas. Isso porque, apesar de ser de fato uma entrevista de Cook, o vídeo estava cheio de links para sites duvidosos de criptografia.
Ainda era possível ver logotipos do Bitcoin e Ethereum no vídeo, indicando a natureza da transmissão. O mais curioso aqui é que o canal indicava que estaria transmitindo o evento da Empresa da Maçã, embora não seja essa realidade.
Uma das possibilidades é que essa era a intenção, mas que, no meio do “caminho”, algo aconteceu e o endereço foi sequestrado por criminosos para hospedar a transmissão enganosa.
Transmissão da Apple na página inicial
A questão é que a transmissão fraudulenta chegou a ser recomendada na página inicial do YouTube e, segundo o The Verge, foram vistos 16 mil espectadores simultaneamente na transmissão falsa. Felizmente, pouco tempo depois, o vídeo foi removido da plataforma por violar as diretrizes de utilização do site.
Comentários