Uma palavra cada vez mais comum entre as notícias sobre as criptomoedas é stablecoin. A denominação refere-se a criptomoedas cujo valor de troca é relacionado ao valor de um ativo financeiro, como ouro ou dólar.

A expectativa é que as stablecoins sejam mais estáveis em seu valor de mercado. Entretanto, recentemente, a stablecoin Terra perdeu sua relação de paridade com o dólar e seu valor caiu para US$ 0,31, de acordo com a Investopedia. Terra é um exemplo de moeda que surpreendeu quem apostava na estabilidade deste tipo de moeda.

As stablecoins são mais utilizadas como investimento ou instrumento financeiro. São uma alternativa à alta volatilidade de criptomoedas mais populares como o Bitcoin. Têm sido mais utilizadas para negociações de maior montante. As moedas estáveis podem chegar ao mercado com um valor em reserva para assegurar suas perdas. Podem ser ainda controladas por regras matemáticas, algorítmicas, que regulam sua oferta e demanda.

A vantagem das moedas estáveis é ser parte de um sistema financeiro digital descentralizado, não dependendo de bancos. Há três tipos de moedas estáveis dependendo do que é utilizado para estabilizar seu valor.

Estudo criptomoedas stablecoin

Imagem: Kanchanara/Unsplash

1) Stablecoin relacionada a moedas tradicionais

Criptomoedas estáveis relacionadas a moedas tradicionais como o dólar, costumam ter uma reserva de dinheiro para assegurar sua estabilidade. Outras formas de garantias são ouro ou prata, assim como mercadorias como petróleo. A maioria é ligada ao dólar americano.

As reservas são mantidas em custódia independente e regularmente auditadas. O Tether (USDT) e o TrueUSD (TUSD) são moedas estáveis com reserva no dólar e que mantêm a paridade. Em maio de 2022, o Tether (USDT) é a criptomoeda mais comercializada, quando se leva em conta capital de mercado, com um valor superior a US$ 83 bilhões.

carteira de criptomoedas stablecoin

Imagem: Unsplash

2) Stablecoin relacionada a criptomoedas

Uma moeda estável relacionada a criptomoedas possui a reserva em cripto. Isto significa que a moeda pode ter uma tendência a alta volatilidade. Muitas vezes estas moedas estáveis têm reserva extra, um valor maior de criptomoedas do que o seu capital de mercado para que tenham maior garantia.

Um exemplo é a moeda estável DAI, criada pela MakerDAO. Sua proposta é ser relacionada ao dólar e também ao Ethereum (ETH) e outras criptomoedas. Sua reserva tem 150% do valor da DAI que está em circulação.

Criptomoedas stablecoin

Foto: Worldspectrum/Pexels

3) Stablecoin relacionadas a algoritmos

Moedas estáveis relacionadas a algoritmos podem não ter ativos na reserva. Sua principal característica é ter a estratégia de manter o valor através do controle da oferta e demanda. Este controle é realizado por um algoritmo, essencialmente programas de computador que executam fórmulas matemáticas.

Este tipo de moeda estável se assemelha mais a uma governança centralizada, como em bancos. No entanto, ao contrário de bancos, não há uma política pública monetária que assegure sua estabilidade.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários