Se enquadrássemos o vínculo entre Nvidia e criptomoedas como um relacionamento afetivo, poderíamos dizer que ambos estão em um momento pós-divórcio conturbado. Isso porque o Team Green, após beneficiar-se muito dos ativos, agora não o vê com valor nenhum à sociedade.

Entre tapas e beijos

Justiça seja feita, o cenário era diferente no começo. Por ser uma das líderes no segmento de placas de vídeo — que são o elemento-chave para a mineração das criptomoedas —, a Nvidia observava ganhos diretamente ligados ao desempenho das moedas digitais: quando os ativos subiam, as ações da empresa também subiam.

Inclusive, no ano passado, a empresa foi forçada a pagar US$ 5,5 milhões como parte de um acordo da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) por não informar aos investidores como a mineração afeta a demanda de GPUs — mesmo ciente de que a mineração impulsionava parte de seus negócios.

GPUs para mineração

Imagem: Mehmet Cetin/Shutterstock

O problema é que o crash das criptomoedas chegou, principalmente após a blockchain Ethereum ter feito a transição do Proof-of-Work para o Proof-of-Stake. E agora, é possível dizer que a Nvidia já não vê as moedas digitais com os mesmos olhos de antes.

“Elas [criptomoedas] compraram muitas coisas e, eventualmente, entraram em colapso, porque não trazem nada útil para a sociedade […] Eu nunca acreditei que [cripto] é algo que fará algo de bom para a humanidade”, revelou ao The Guardian, Michael Kagan, CTO da Nvidia.

Nvidia <3 IA

Mas se por um lado a relação com as criptomoedas chegou ao fim, por outro, a Nvidia já se mostra interessada em outra tecnologia: a inteligência artificial. Não à toa, Kagan declarou que a IA, sim, traz algo de útil para a sociedade.

Isso ficou ainda mais claro quando o Team Green revelou novidades de GPUs para o setor. Até porque as inovações da marca alimento diversos aplicativos de IA populares (incluindo o ChatGPT). E como essa tecnologia está em uma forte crescente, é de se imaginar que a Nvidia surfe nesta onda.

Se a relação será duradoura? Só o tempo dirá. Mas um “final feliz” parece cada vez mais próximo.

Via: VideoCardz e PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários