Ataque rouba US$ 182 milhões em criptomoedas
Falha em protocolo de stablecoin permitiu que invasor usasse estratégia de empréstimo imediato para roubar milhões em criptomoedasBy - Cesar Schaeffer, 18 abril 2022 às 12:38
Uma falha nas operações de um grande protocolo de stablecoin permitiu que um ataque drenasse US$ 182 milhões em criptomoedas da rede neste domingo (17).
Uma stablecoin é um token de criptomoeda atrelado a uma moeda regular ou qualquer outro ativo não baseado em criptografia, como o ouro, por exemplo. Assim, as stablecoins possuem valor mais estável na comparação com criptomoedas – que são mais voláteis.
O Beanstalk Farms, o protocolo atacado, opera na rede Ethereum. Segundo a empresa, o invasor descobriu uma vulnerabilidade em seu sistema que foi explorada com a ajuda de um serviço de empréstimo em flash.
Empréstimo em flash são como os tradicionais, a diferença é que – protegidos pela tecnologia blockchain – são realizados de forma instantânea. E foi isso que ajudou o invasor a roubar o dinheiro do protocolo.
1/ The @BeanstalkFarms was exploited in a flurry of txs (https://t.co/PMsdP5dnJG and https://t.co/wyHe3ARZgU),
leading to the gain of $80+M for the hacker (The protocol loss may be larger), including 24,830 ETH and 36M BEAN.— PeckShield Inc. (@peckshield) April 17, 2022
Um novo grande roubo de criptomoedas
Não houve uso de malware, senhas roubadas ou identidades falsas no ataque.
De acordo com a CoinDesk, uma parte do roubo – cerca de 250 mil dólares – foi enviada para uma carteira de ajuda ucraniana.
A Beanstalk não informou se os fundos serão reembolsados aos usuários.
Comentários