Hoje, às 13h (horário de Brasília), a agência espacial americana (NASA), deve lançar a missão Crew-5, que levará quatro astronautas em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), onde a tripulação ficará hospedada por cerca de seis meses.

A missão, como as quatro anteriores à ela, é conduzida em parceria com a SpaceX, a bordo da nave Crew Dragon e veiculada pelo foguete Falcon 9. A empresa de Elon Musk é a operadora selecionada pela NASA para essa e várias outras missões. Acompanhe os processos e o lançamento em si conosco pelo player abaixo:

A missão Crew-5 tem como tripulação a astronauta Nicole Mann e Josh Cassada (NASA), além de Koichi Wada (da agência espacial japonesa JAXA) e, finalmente, a cosmonauta russa Anna Kikina, pela agência espacial russa Roscosmos.

Dos quatro viajantes, dois representam momentos históricos para a NASA e para a Roscosmos: Nicole Mann será a primeira mulher de ascendência nativa indígena a viajar ao espaço na história, ao passo em que Anna Kikina é a primeira cosmonauta a viajar em uma nave comercial (historicamente, a Rússia conta com seu próprio processo de viagem).

Imagem da tripulação da missão Crew-5 em seus trajes de voo espacial

Da esquerda para a direita, a tripulação da missão Crew-5: Anna Kikina, Josh Cassada, Nicole Mann e Koichi Wakata (Imagem: NASA/Divulgação)

A viagem deve durar em torno de 28 horas, e amanhã (6), a tripulação da Crew-5 deve chegar à ISS, que está posicionada em algo próximo de 450 quilômetros (km) da superfície do nosso planeta, na área conhecida pelos especialistas como “LEO” (sigla em inglês para “baixa órbita da Terra”). A expectativa é que o encontro da nave Dragon com a estação se dê às 17h57 de amanhã, com a escotilha de acoplamento abrindo cerca de uma hora depois e, às 20h uma cerimônia de boas-vindas deve ocorrer.

Vale lembrar que, neste mês de outubro, a tripulação da missão Crew-4 deve também deixar a ISS e retornar à Terra. Esta missão também contou com um feito histórico: Jessica Watkins, da NASA, foi a primeira mulher negra a “morar” no espaço por período estendido.

via NASA

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários