A Coreia do Sul vai recorrer à tecnologia para determinar quais idosos podem ou não continuar dirigindo pelas ruas do país. Segundo relata o Yonhap News, a Agência Nacional de Polícia da Coreia defende a implementação de licenças “condicionais” para motoristas idosos até 2025. E para avaliar quais senhores e senhoras manterão a permissão de dirigir a ideia é usar um simulador de realidade virtual.

Nesta segunda-feira (29), foi apresentado um projeto de pesquisa de 3 anos que prevê o uso da realidade virtual para avaliar se os motoristas a partir dos 65 anos podem permanecer ao volante.

A sugestão surge a partir da preocupação das autoridades locais sobre o número de acidentes atribuídos a motoristas da terceira idade. Estatísticas da polícia coreana dizem que o número de acidentes de trânsito causados ​​por motoristas com mais de 65 anos é 1,86 vez maior do que na faixa dos 30 anos.

Além disso, há o fato do envelhecimento da população: na Coreia do Sul, o número de idosos com carteira de habilitação aumentou 300% (de 1 milhão para 3 milhões) entre 2008 e 2018.

O teste por realidade virtual

O teste de realidade virtual proposto vai avaliar as habilidades de direção, cognitivas e de memória dos idosos.

Os detalhes da avaliação virtual ainda não foram divulgados, mas uma pesquisa acadêmica semelhante fez um experimento, testando a avaliação do desempenho da direção com base na tecnologia de realidade virtual usando simuladores de direção para avaliar diversos comportamentos em diferentes situações.

teste de realidade virtual na Coreia

Três incidentes serão usados no simulador para avaliar a reação dos idosos – Imagem: reprodução

As simulações virtuais incluíram dois cenários: direção diurna e noturna em rodovia. Em ambos os casos, três incidentes inesperados foram criados para testar o desempenho dos motoristas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários