Coreia do Sul vai usar realidade virtual para testar motoristas idosos
Motoristas a partir dos 65 anos passarão por avaliação em simulador de direção em realidade virtualBy - Cesar Schaeffer, 30 novembro 2021 às 17:36
A Coreia do Sul vai recorrer à tecnologia para determinar quais idosos podem ou não continuar dirigindo pelas ruas do país. Segundo relata o Yonhap News, a Agência Nacional de Polícia da Coreia defende a implementação de licenças “condicionais” para motoristas idosos até 2025. E para avaliar quais senhores e senhoras manterão a permissão de dirigir a ideia é usar um simulador de realidade virtual.
Nesta segunda-feira (29), foi apresentado um projeto de pesquisa de 3 anos que prevê o uso da realidade virtual para avaliar se os motoristas a partir dos 65 anos podem permanecer ao volante.
A sugestão surge a partir da preocupação das autoridades locais sobre o número de acidentes atribuídos a motoristas da terceira idade. Estatísticas da polícia coreana dizem que o número de acidentes de trânsito causados por motoristas com mais de 65 anos é 1,86 vez maior do que na faixa dos 30 anos.
Além disso, há o fato do envelhecimento da população: na Coreia do Sul, o número de idosos com carteira de habilitação aumentou 300% (de 1 milhão para 3 milhões) entre 2008 e 2018.
O teste por realidade virtual
O teste de realidade virtual proposto vai avaliar as habilidades de direção, cognitivas e de memória dos idosos.
Os detalhes da avaliação virtual ainda não foram divulgados, mas uma pesquisa acadêmica semelhante fez um experimento, testando a avaliação do desempenho da direção com base na tecnologia de realidade virtual usando simuladores de direção para avaliar diversos comportamentos em diferentes situações.
As simulações virtuais incluíram dois cenários: direção diurna e noturna em rodovia. Em ambos os casos, três incidentes inesperados foram criados para testar o desempenho dos motoristas.
Comentários