O co-fundador da Wikipédia Jimmy Wales venderá um NFT (item único digital autenticado) de sua primeira edição feita no site. A casa de leilões Christie’s realizará a ação até o dia 15 de dezembro. A venda será acompanhada do iMac rosa que Wales utilizou quando lançou a enciclopédia colaborativa online. O dinheiro obtido irá para a caridade e para a WT.Social, uma rede social de doações lançada em 2019.

O NFT de Wales é uma das chaves para a primeira versão da Wikipédia, que surgiu em janeiro de 2001. “O que você vai ver é o que a Wikipédia parecia no dia que eu montei o software”, disse Wales ao The Verge.

A página será lançada online e todos poderão vê-la e editá-la. Todas as mudanças, entretanto, serão revertidas em cinco minutos. A página exibirá sua mensagem original: uma só linha com “Alô, Mundo!”, mesma frase que inicia muitos códigos de programação.

O NFT, baseado no blockchain Ethereum, tem um contrato inteligente que garante ao comprador o controle do site. O comprador poderá mudar o intervalo para reverter edições e, se realmente quiser, pode proibir a página de ser editável. É possível ainda deixar de lado qualquer controle e deixar que Wales gerencie a página.

Wikipédia, web, viradas de página no mundo NFT

O projeto é semelhante à venda do criador da web, Sir Tim Berners-Lee, que transformou em NFT o código-fonte para o primeiro navegador da web e doou o lucro da venda para caridade. Wales poderia ter vendido o controle do site com a tecnologia blockchain mas ele disse que foi inspirado pela ideia de um registro público e autenticado de propriedade.

“Penso que é especialmente interessante que, pela primeira vez, temos um tipo de banco de dados imutável e distribuído publicamente, e isso é novo e diferente”, diz ele. O código de Berners-Lee foi vendido por US$ 5,4 milhões.

A plataforma WT.Social de Wales é uma rede social paga. Ainda que seja gratuita para cadastro, os membros pagam uma assinatura, parecido com o modelo de patrocínio da Wikipédia. Não há anúncios na rede, para incentivar a convivência dos usuários.

1a página Wikipédia

Primeira página da Wikipédia – Imagem: Christie’s

Wales tem uma relação ambígua com blockchain. Enquanto a Fundação Wikimedia aceita doações em Bitcoin, ele diz que o dinheiro recebido não tem sido muito. O pioneiro da tecnologia ainda acha que muitas das aplicações das criptomoedas são ruins, como deixar que pessoas paguem editores para melhores “edições” com criptomoedas. “Isso parece uma maneira de uma empresa como a Exxon controlar o que diz a página sobre a Exxon”, afirma Wales.

Por outro lado, armazenamento de informações permanente em blockchain pode vir a fazer com que a Wikipédia fosse praticamente impossível de censurar, mas também tornaria muito difícil remover edições que possam ser abusivas, danosas ou violadoras de privacidade.

Wales, no entanto, vê potencial para NFTs. Acredita que complementarão as maneiras tradicionais como os artistas fazem dinheiro, especialmente na internet. Lembra de imagens de memes sendo vendidos como NFTs, algo que não parece afetar sua disponibilidade mas ajuda os personagens a ganharam fama online de uma maneira que a lei de propriedade intelectual não conseguiu ainda. “Quando alguém publica uma foto bacana e ela viraliza, é muito difícil impedir essa distribuição”, afirma.

Há ainda paralelos a serem feitos com o boom e a falência das ponto-com no final da década de 1990 e início de 2000, de acordo com Wales. Estas empresas teriam falhado por terem sido movidas a uma bolha de valorização, um hype, enquanto outras simplesmente lançaram modelos de negócios que não eram ainda possíveis tecnologicamente.

iMac Wikipédia Jimmy Wales

iMac de Jimmy Wales – Imagem: Chrístie’s

“Ainda falta muito para que as criptomoedas sejam destaque no dia-a-dia”, afirmou Wales. Tanto por conta da inconveniência quanto por seu efeito nocivo no clima. Wales nota que como o Ethereum, apesar da moeda usar muita energia, teoricamente poderá gerar um sistema mais amigável ao meio ambiente e ao usuário. “Devemos seguir nesta direção, assim subitamente muitos casos de uso que as pessoas não imaginaram poderão se tornar interessantes”, completou.

O NFT de Wales à venda é uma mostra do momento em que ele mudou a internet. “O conceito artístico é levar as pessoas de volta ao momento em que montei o site e que pensem: nossa, como isso é vulnerável, todos podem editar, pode ser rapidamente destruído ou tomado por trolls em cinco minutos”, afirmou o fundador.

Wales descreveu a experiência no evento NFT.NYC, com uma anedota sobre como alguém podia criar uma versão inicial de uma página que seria modificada por trolls. Resta saber se alguém mais poderá vender um NFT baseado na Wikipédia, uma enciclopédia onde todo o conteúdo é licenciado gratuitamente para reutilização.

“Este é um projeto de arte que eu pensei durante muito tempo, eu escolhi especificamente o momento no tempo antes de que qualquer pessoa tocasse na Wikipédia pois eu não queria ter a sensação de que estava explorando algo”, disse Wales. Caso o projeto NFT fosse associado com algo da Fundação Wikimedia, poderia ser classificado como infração de propriedade intelectual. No entanto, qualquer outro aspecto, “como tudo na Wikipédia, é licenciado abertamente”, afirmou Wales. “Assim, se alguém quiser fazer qualquer coisa, certamente poderá”.

Para dar um lance na primeira página da Wikipédia e o computador responsável, acesse a Christie’s.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários