As quatro ligações que cada um dos átomos de carbono faz com seus átomos vizinhos tornam o diamante o material mais resistente que existe. Ou melhor, existia. Pesquisadores chineses acabam de anunciar a descoberta de um “novo vidro” que assume o topo do ranking entre os materiais mais duros do planeta.

Em nível atômico – a menor partícula de uma molécula -, o vidro é uma bagunça de átomos, o que o torna frágil, facilmente sujeito a rachaduras e distorções. Agora, os químicos chineses da Universidade de Yanshan descobriram um jeito de organizar essa bagunça de átomos. Surpreendente é que essa simples “ajeitada” nos átomos resultou em um “novo vidro”, mais duro que o diamante.

Para chegar ao super material, a equipe de cientistas encontrou a proporção exata de carbono cristalizado e amorfo usada para criar um vidro com propriedades notáveis ​​que não enfraquece sob pressão intensa – ou seja, em outras palavras, um vidro super resistente.

Cientistas criam “novo vidro” mais resistente que o diamante

Imagem: reprodução

Vidro da vitória

Por ser ainda considerado a substância mais dura que se tem conhecimento, um teste de dureza bastante conhecido e aceito pela comunidade científica usa uma ponta de diamante para medir quanta força é necessária para danificar um outro material consideravelmente.

É o teste de dureza Vickers: quanto mais duro o material, maior a força (medida em gigapascais) necessária para deixar uma marca.

Cientistas criam novo vidro mais resistente que o diamante

Imagem: Thomas Evans / Unsplash

Entre 60 e 100 gigapascais é a força necessária para arranhar um diamante. O novo material vítreo mediu entre 110 e 116 gigapascais no teste de dureza Vickers.

Fonte: National Science Review

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários