Um homem e uma mulher, ambos de 33 anos, foram presos em Tarragona, na Espanha, acusados de “hackear” computadores em lojas de departamento e usar as máquinas para minerar criptomoedas.

O casal é acusado de fraudar pelo menos 16 PCs em filiais da loja de departamentos El Corte Inglés e da varejista de eletrônicos Mediamarkt. Segundo fontes locais, eles teriam instalado um software de mineração de criptomoedas e também um programa de acesso remoto nas máquinas.

A suspeita surgiu depois que funcionários das lojas notaram, principalmente, as ventoinhas dos PCs trabalhando a todo vapor e sem parar. A mineração de criptomoedas, além de consumir energia, usa todo o poder computacional das máquinas – especialmente das placas de vídeo. O processo, além de deixar o PC mais lento, aquece todo o sistema que precisa ser constantemente refrigerado para não travar.

Tudo pelas criptomoedas

Imagens do circuito interno de câmeras da loja Mediamarkt revelam como o casal pode ter comprometido os equipamentos. Enquanto a mulher distraia os atendentes pedindo ajuda para configurar um notebook comprado no estabelecimento, seu parceiro inseria um pendrive nos PCs instalando os dois softwares: acesso remoto e mineração.

A dupla foi flagrada pelas câmera em pelo menos três ocasiões. Uma busca na casa dos acusados revelou vários discos rígidos, um PC parcialmente construído e um smartphone que seria usado para controlar a operação de mineração de criptomoedas nos computadores comprometidos.

equipamento apreendido na Espanha com criptomoedas

Equipamentos apreendidos na residência do casal – Imagem: divulgação

O casal agora é acusado de “hackear sistemas de computador, fraude e danos”.

Fonte: La Vanguardia

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários