O acidente automobilístico que tirou a vida de duas pessoas e feriu outras três na China, protagonizado por um Model Y da Tesla, contará com auxílio investigativo da própria empresa, segundo ela informou à Reuters no último domingo (13).

De acordo com a imprensa chinesa, o acidente ocorreu no último dia 5, quando um veículo Tesla Model Y, com o piloto automático acionado, se desgovernou e avançou em alta velocidade por cerca de dois quilômetros (km). Ao longo do percurso, ele atingiu um ciclista e outros automóveis – nisso, saíram os feridos e mortos. O vídeo da situação pode ser visto no Weibo, mas já fica o alerta de gatilho: são cenas relativamente chocantes.

Um veículo Model Y, da Tesla, em foto de divulgação da empresa

Imagem: Tesla/Divulgação

“A polícia está, atualmente, procurando uma agência terceirizada para analisar e identificar a verdade por trás deste acidente e nós vamos proativamente oferecer toda a assistência necessária.” – Tesla, via porta-voz.

O carro levava seu proprietário – um homem de 55 anos cuja identidade não foi revelada. De acordo com as informações divulgadas, ele estava chegando na loja de conveniências de propriedade da sua família, quando os freios falharam e o carro começou a acelerar descontroladamente.

A polícia local não afirmou nenhuma causa possível para o caso, enquanto a Tesla disse que dados do veículo apontam para um não acionamento dos freios durante o aumento da velocidade. Em outras palavras: segundo a montadora, o motorista não realizou a ação quando viu que o veículo estava sem controle. Segundo a documentação técnica do piloto automático, o sistema dos carros sabe identificar quando o usuário retoma o controle da direção quando ele toma alguma ação física – botar as mãos no volante ou pisar nos freios, por exemplo.

A China é o segundo maior mercado da Tesla, depois dos EUA. No país asiático, a empresa já havia enfrentado problemas de falha nos freios antes. Segundo a Reuters, ano passado, um homem aproveitou a exibição de um evento de carros para protestar contra inconsistências do sistema de frenagem dos carros da empresa. Este homem foi obrigado a compensar a companhia financeiramente e judicialmente forçado a emitir pedidos públicos de desculpas.

Em outros países, no entanto, reguladores e especialistas pedem por uma investigação mais aprofundada do sistema de direção autônoma não apenas do Model Y, mas de todos os carros da Tesla. Ironicamente, a empresa chegou a afirmar, no passado, que seu piloto automático chegaria a “evitar” até 40 acidentes diariamente.

via Reuters

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