Em muitos casos, dever dinheiro a alguém renderá um apelido (nada carinhoso) de “caloteiro” ou, na pior das hipóteses, o nome sujo na praça. Mas no futuro, é possível que, caso a parte lesada seja a Ford, os motoristas sejam boicotados (ou abandonados) pelos próprios carros.

Para um pouco mais de contexto: na semana passada, veio à tona um pedido de patente, intitulada de “Sistemas e métodos para reaver um veículo“, que a Ford solicitou aos EUA. A princípio, parece apenas mais um produto de áreas contábeis para trazer respaldo jurídico.

Mas na verdade, a situação é bem mais preocupante.

O sistema “anticalote” da Ford

Isso porque a patente detalha um sistema proposto que permitiria à fabricante reduzir gradualmente as funcionalidades de carros de donos que não estão com as contas em dia. Para exemplos mais práticos, é como se um software impedisse a refrigeração de sua geladeira caso não conseguisse mais pagar por ela.

Voltando para a patente da Ford, o sistema seria dividido em etapas. Inicialmente, os motoristas com pagamentos atrasados enfrentariam a perda de recursos como controle de cruzeiro, comando automático de janelas e alguns componentes de infoentretenimento (GPS, MP3 player, rádio, entre outros).

Tecnologias de carros da Ford

Imagem: divulgação/Ford

Mas daí em diante, as coisas só pioram. Se ainda assim os motoristas não acertarem as contas, poderão perder o ar condicionado e o travamento automático. Em estágios mais avançados, um “som incessante e desagradável” soaria para atrapalhar a condução. Isso se o motorista conseguir entrar no carro, já que o software poderá trancar o usuário para fora.

O estágio final, contudo, é o mais absurdo. Se o usuário da Ford sobreviver a todas as etapas, poderá ser abandonado pelo veículo — caso ele tenha direção autônoma. Basicamente, o carro se moverá sozinho para a reintegração de posse. E se for declarado que o carro não vale o custo da retomada, ele se guiará para um ferro-velho para ser destruído desmontado.

Aqui, vale destacar alguns pontos. O primeiro deles é que, por ora, tudo não passa de um pedido de patente. Ou seja, a montadora de veículos tem, sim, planos para trazer este sistema ao mercado, mas não há garantias de que o mecanismo seja implementado.

Já o outro ponto é que, caso o sistema seja implementado, a própria Ford poderá sofrer (e muito) com sua própria ideia. Cobrar pagamentos atrasados é um direito. Mas cortar recursos ou adicionar mecanismos que colocam em risco a vida do motorista é imoral — e certamente renderia inúmeros processos.

Resta esperar pelos próximos capítulos para ver onde as coisas vão parar. Mas uma coisa parece certa: quem estiver interessado em comprar carros super tecnológicos daqui pra frente terá de reler os contratos algumas boas vezes. Do contrário, poderá ser abandonado pelo seu próprio veículo — em situações extremas, é claro.

Via: PC Gamer

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