Nascar proíbe manobras perigosas após ‘truque de videogame’ de Chastain
Como consequência, usar muros como apoio ou realizar quaisquer outros movimentos arriscados renderão punições da NascarBy - Igor Shimabukuro, 2 fevereiro 2023 às 11:54
No ano passado, o piloto Ross Chastain impressionou a todos quando utilizou uma “manobra de videogame” para fazer drift nos muros de uma corrida da Nascar. O truque foi impressionante, mas pode ter sido o último a ser executado, já que a entidade automobilística acaba de proibi-lo.
Não que fosse algo inesperado. Por um lado, acelerar até a quinta marcha e usar os muros de Martinsville Speedway fez com que Chastain saísse de 10º para 5º, conquistasse uma vaga para as finais da Nascar Xfinity 500 e, de quebra, se tornasse o piloto com a volta mais rápida da pista.
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 30, 2022
Mas há um grande “porém” nisso: os carros da modalidade têm velocidade média de 182,7 km/h e pesam, no mínimo, 1.500 kg. E apesar da felicidade (e ousadia) de Chastain, qualquer desnível no muro ou outra adversidade poderia ter ocasionado em um acidente fatal — incluindo mais de uma vítima.
E é justamente por isso que manobras como essa agora serão proibidas.
Nascar reformula políticas de segurança
Na última quarta-feira (1), a Nascar fez um post em seu site oficial para alertar que a manobra de Chastain ou quaisquer outras que coloquem em risco a segurança dos pilotos não serão mais toleradas. Nenhuma nova regra foi criada, mas no caso, a regra 10.5.2.6.A* existente (e que pode ser conferida abaixo) será reforçada.
*A segurança é uma prioridade para Nascar e NEM (Nascar Event Management). Portanto, quaisquer violações que possam comprometer a segurança de um evento ou representar um risco perigoso para a segurança de competidores, oficiais, espectadores ou outros são tratadas com o mais alto grau de seriedade. Violações de segurança serão tratadas caso a caso.
E como consequência dessa nova política, penalidades serão aplicadas a qualquer veículo que reproduza alguma manobra perigosa.
“Basicamente, se houver um ato que sentimos que compromete a segurança de nossos competidores, oficiais e espectadores, levaremos a sério. E vamos penalizar por esse ato daqui para frente”, alertou Elton Sawyer, vice-presidente sênior de competição da Nascar, citando punições de volta ou tempo ao término da corrida.
A mudança deve deixar alguns entusiastas (e até pilotos) de corrida decepcionados. Mas é importante lembrar que a vida sempre valerá mais do que uma manobra ousada e viral de internet.
Comentários