Google e Renault renovam parceria para desenvolver veículo definido por software
Meta é desenvolver um sistema para facilitar integração de plataformas e serviços do Google aos carros da fabricante francesaBy - Igor Shimabukuro, 8 novembro 2022 às 12:27
Parceiras há mais de quatro anos, Google e Renault acabam de reforçar a aliança para o desenvolvimento de veículos definidos por software (SDV) com o Android Automotive OS. A ideia é basicamente tornar a big tech como o “provedor de nuvem preferido” da fabricante francesa de carros.
Google e Renault estreitam laços
Em 2018, o Google já havia firmado uma parceria com a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Como parte do acordo, foi estabelecida a integração da plataforma de software e serviços (como Maps, Assistente e Play Store) da gigante aos veículos das marcas.
Mas o objetivo agora é um pouco mais complexo: com a parceria renovada entre as duas companhias, elas vão desenvolver uma tecnologia, baseada no Android Automotive, que vai oferecer “novos serviços sob demanda e atualizações contínuas a serem entregues ao carro” — basicamente, o conceito básico por trás dos SDVs.
Para isso, Google e Renault trabalharão juntas em um gêmeo digital (uma versão virtual do carro). Com isso, será possível utilizar recursos avançados de inteligência artificial (IA) para facilitar a integração de novos recursos e serviços aos veículos, sejam eles onboard ou offboard.
Em um comparativo, é como se um carro se transformasse em um smartphone e passasse a receber constantes atualizações de melhorias.
Melhorias no horizonte
Por falar em melhorias, as empresas acreditam que o SDV permitirá manutenções preditivas, melhor detecção e retificação de falhas em tempo quase real, além de experiências personalizadas que se adaptam ao comportamento de condução — como destinos frequentes, estações de carregamento elétrico frequentadas, entre outros.
Não foi divulgado o prazo previsto para os avanços, mas é quase certo que veículos do grupo Renault com a tecnologia SDV em parceria com o Google serão uma realidade em um futuro próximo.
Tesla, Hyundai e Porsche que se cuidem.
Via: Engadget
Comentários