Nova tecnologia sem fio promete carregar carros elétricos em 10 minutos
Além de oferecer até 50kW de potência por indução, solução desenvolvida na Chalmers University, na Suécia, perde no máximo 2% da energia gerada em forma de calorBy - Cesar Schaeffer, 14 março 2023 às 14:34
Pesquisadores da Chalmers University, na Suécia, desenvolveram um sistema de carregamento sem fio para carros elétricos bastante promissor. Por indução, a tecnologia é capaz de fornecer até 500 kW de potência – o suficiente para carregar a bateria de um veículo em poucos minutos.
O carregamento rápido e mais potente é um dos desafios da indústria automotiva para a evolução dos elétricos – e é exatamente por isso que novas soluções são desenvolvidas a uma velocidade sem precedentes: fabricantes e fornecedores de equipamentos trabalham para oferecer terminais mais potentes, permitindo que os motoristas recarreguem seus carros elétricos com mais rapidez.
A última novidade nessa seara chama muita atenção – um sistema de carregamento por indução (sem cabos ou fios), capaz de entregar uma potência incrível de 500 kW. Na China, onde essa tecnologia – ainda cabeada – já existe, é possível recarregar a bateria de um carro elétrico de 10% a 80% em 12 minutos. Existem também terminais de 600 kW que reduzem esta duração para apenas 10 minutos.
A solução liderada pelo professor Yujing Liu, responsável pelo departamento de engenharia elétrica da Chalmers University, é a primeira do gênero a oferecer tanta potência sem a necessidade de cabos.
Eficiência sem fios para carros elétricos
Atualmente, dispositivos de carregamento por indução, ou seja, sem fio, perdem até 50% da energia que é transformada em calor. Este é mais uma conquista que a equipe sueca comemora. O sistema desenvolvido por eles perde apenas entre 1% e 2% da energia gerada.
Outras empresas como a Volvo, Tesla e Nissan já trabalham em estações de carregamento sem fio para carros elétricos, mas poucos detalhes sobre as soluções foram relevados até o momento e o formato ainda não chegou ao público em geral.
Fonte: Chalmers University
Comentários