Caixas eletrônicos de Bitcoin serão forçados a fechar no Reino Unido
Governo britânico quer fechar caixas eletrônicos de Bitcoin no país para evitar operações financeiras ilegaisBy - Renata Aquino, 12 março 2022 às 14:17
O governo britânico quer fechar os caixas eletrônicos de Bitcoin no Reino Unido. A FCA (Financial Conduct Authority), organização de monitoramento financeiro no país, afirmou que estes bancos devem ser fechados ou haverá punições.
Há 81 bancos de Bitcoin e outras criptomoedas no Reino Unido e diversos outros no mundo, de acordo com o Yahoo! News. Nenhum deles, no entanto, tem licença da FCA. A maioria dos pontos de saque está localizada em lojas de conveniência e mercados.
A organização governamental afirmou que estes bancos não fazem checagens suficientes de quem está fazendo as operações financeiras, especialmente quando os saques são pequenos. Além do mais, os clientes destes bancos podem contornar a necessidade de registrar informações que podem ajudar a rastreá-los, chamadas de KYC (Know Your Costumer ou Conheça o Seu Consumidor).
Consumidores não devem usar caixas eletrônicos de criptomoedas
A FCA afirmou que poderá trabalhar com a agentes policiais para fechar os pontos de saque. Todos os bancos do tipo devem se registrar com a FCA e provar que estão de acordo com as regras contra lavagem de dinheiro no Reino Unido.
Consumidores não deveriam usar estes bancos, disse ainda a organização governamental, até que estejam devidamente licenciados. A FCA afirmou que contatará os operadores dos bancos diretamente instruindo-os a fechar os pontos ou enfrentar punições.
Os caixas eletrônicos de criptomoedas funcionam como pontos de câmbio, permitindo vender ou comprar moedas eletrônicas e dinheiro. O uso desses caixas têm sido para depositar dinheiro e enviar moedas para uma carteira eletrônica.
Há cerca de 34.000 caixas eletrônicos de criptomoedas no mundo e o Coin ATM Radar ajuda a localizá-los.
Imagem de capa: Deal Drop Images/Wikimedia Commons
Comentários