A Microsoft deve adotar uma nomenclatura mais simples e objetiva para as atualizações do Windows – ou, pelo menos, do Windows 11 -, segundo indica uma captura de tela feita por um usuário no Twitter, onde claramente é possível ver os dizeres “Windows 11 2022 Update”.

Historicamente, a Microsoft usa uma combinação de números e letras para designar a versão da atualização a ser instalada: no Windows 10, o update mais recente se chama “21H2”. Isso para atualizações sistêmicas que normalmente implementam novidades na marca, mas a empresa também já chamou outros updates: “Creators Update”, por exemplo.

Uma atualização do Windows 11 – bem grande -, vem sendo referenciada pela Microsoft como “22H2”, mas a referência do tuíte acima pode bem ser um substitutivo. Ou não: a Microsoft já fez uso de placeholders – nome atribuído a rótulos que estão lá apenas para “tapar buracos” ou oferecer um codinome (assim como o Kinect do Xbox se chamava “Projeto Natal”, há anos).

A esta altura, é difícil fazer qualquer afirmação, mas a notícia tem certo peso: diversas empresas usam métodos mais padronizados de nomenclatura para facilitar processos internos – o iOS da Apple e o Android da Alphabet, por exemplo, tendem a ser sequencialmente numerado, mas eles apostam também em números decimais para contemplar versões “novas” que não são bem uma atualização, o que pode complicar alguns entendimentos.

A Apple, aliás, usa vários padrões, dependendo do produto: no macOS, ela costumeiramente aplica nomes de animais ou lugares – o mais recente se chama “macOS Monterey”, em homenagem a Monterey Bay, um local turístico na Califórnia, onde a empresa mantém sua base. Versões passadas já foram chamadas de “Mountain Lion” também.

Embora a notícia da Microsoft seja tratada como um rumor, ela tem certa consistência se você considerar as mudanças que a empresa vem promovendo dentro dos seus vários programas: o Windows Insider ganhou mais funções de teste que chegam com um espaço de tempo maior entre a sua criação e seu lançamento comercial. E outros boatos indicam que a companhia deve abandonar o plano de lançamentos majoritários de updates anuais (22H2, 23H2 etc.) em favor de várias atualizações permeadas ao longo de um ano.

Seja como for, isso deve ser resolvido em setembro, quando a próxima grande atualização chegar: o Windows 11 2022 Update/Windows 11 22H2 deve chegar em setembro, implementando novidades como novos recursos de navegação por gestos, pastas de apps no menu Iniciar e outras benesses.

via XenoPanther (Twitter)

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários