Em um acordo avaliado em bilhões de dólares por ano, o Google é o atual mecanismo de busca padrão em todos os dispositivos da Apple – do iPhone ao Safari. Mas nem sempre foi assim. Entre 2013 e 2017, o Bing, da Microsoft, era o serviço de pesquisa padrão em alguns aparelhos da marca.

O que pouca gente sabia até então é que, nesse meio tempo, a Apple cogitou substituir o Google pelo DuckDuckGo e até manteve conversas com a Microsoft para potencialmente comprar o Bing. As informações saíram de depoimentos judiciais recentemente revelados, segundo informa a Bloomberg.

Google

Imagem: Koshiro K/Shutterstock

De acordo com o testemunho recém-revelado do vice-presidente da Apple, John Giannandrea, executivos da gigante de Cupertino se reuniram duas vezes com o pessoal da Microsoft para falar sobre a possível aquisição do Bing; em 2018 e 2020.

Bing, uma carta nas mãos da Apple

Segundo ele, a Apple até chegou a comparar a performance do Bing frente ao Google, mas descobriu que a ferramenta da Microsoft tinha desempenho geralmente pior. Ao mesmo tempo, a companhia liderada por Tim Cook teria usado a possibilidade de substituição para ganhar ainda mais dinheiro nesse acordo atual que mantém com o Google.

Imagem mostra logotipo do buscador Bing, sob uma lupa - Microsoft

Imagem: Casimiro PT/Shutterstock

“Não é nenhum segredo que a Apple está ganhando mais dinheiro com o Bing do que o Bing”, testemunhou o chefe de publicidade da Microsoft, Mikhail Parakhin, durante a audiência.

… e o DuckDuckGo?

Outra revelação extraída como parte desse caso antitruste contra o Google, no qual a big tech é acusada de abusar do seu domínio de mercado, é de que a Apple também conversou – mais de 20 vezes – com o DuckDuckGo para discutir a possibilidade de tornar a ferramenta como mecanismo padrão de buscas no modo de navegação privada do Safari.

duckDuckGo

Imagem: IB Photography/Shutterstock.com

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários