A Apple está se preparando para bater de frente com o Google em mais um mercado: o de buscas. A empresa de Cupertino está trabalhando em uma ferramenta de pesquisa online, aproveitando o investimento em recursos de buscas do já fornecido Spotlight.

De acordo com o The Information, a Apple já estaria há algum tempo trabalhando no desenvolvimento de um motor de busca que pudesse rivalizar com o Google — mais precisamente desde meados de 2018, quando a empresa adquiriu a Laserlike, uma startup especializada em aprendizado de máquina, fundada por três ex-engenheiros de busca do Google.

A tecnologia da Laserlike consegue monitorar interesses do usuário e histórico de navegação para cruzar dados e recomendar melhores sites ao usuário, com base nessas informações. A questão nessa história é: os ex-engenheiros do Google não são mais “ex”, visto que eles voltaram a trabalhar na rival da Apple.

Captura de tela da página inicial do motor de busca do Google

Imagem: reprodução/Google

Ao mesmo tempo — e mesmo sem os engenheiros responsáveis pela tecnologia —, a empresa de Cupertino continuou investindo na área de buscas ao longo dos anos, com uma equipe que estima-se ter atualmente cerca de 200 funcionários, os quais são responsáveis por trabalhar e refinar as pesquisas por trás do Spotlight, mas também de recursos de busca e recomendações da assistente virtual da empresa, a Siri.

Apesar de o Google ter dominância no mercado de buscas, vale ressaltar que outro ponto a favor da Apple é o fato de que a empresa teve de melhorar significativamente a sua tecnologia de pesquisa para alimentar serviços próprios, como a busca do Apple Music e da App Store. Ou seja, não é que ela “parou no tempo” e irá começar um processo de desenvolvimento do zero.

Ainda de acordo com o The Information, que como cita fonte uma pessoa anônima que está envolvida na equipe de desenvolvimento, a Apple está trabalhando por, ao menos, os quatro últimos anos no motor de buscas.

Apple x Google: a batalha das buscas pode começar em breve

O investimento em um motor de pesquisas proprietário pode ser estratégico para a Apple em termos de ganho de mercado e relevância. A questão financeira também pode ser um atrativo: já que ela recebe anualmente US$ 15 bilhões do Google para que a ferramenta da rival seja escolhida como mecanismo de busca padrão nos dispositivos da Maçã.

Uma vez com a Apple investindo em um motor de pesquisa próprio, ela tem o poder de fazer diferentes negociações com a concorrência.

Via MacRumors

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários