Na segunda-feira (21), a Anatel divulgou o seu plano estratégico que vai de 2023 até 2027. Com a visão de melhorar a qualidade da internet no Brasil, um ponto que chama a atenção no documento é que o órgão quer que a velocidade média da internet de conexões banda larga fixa do brasileiro seja de 1 GB/s até 2027.

Atualmente, de acordo com dados obtidos até setembro de 2022, Roraima foi o estado com melhor velocidade média de internet, sendo esta de 369,78 MB/s. Enquanto na região Sudeste do Brasil, São Paulo lidera a média com 265,57 Mb/s, mas ainda perde para estados de outras regiões, como o Distrito Federal que registra uma média de 283,09 Mb/s.

A intenção da Anatel ao aumentar a velocidade de internet é melhorar diversas áreas, que englobam desde o uso pessoal até por empresas e autoridades. No documento, por exemplo, cita-se melhorar a qualidade de streaming, trabalho remoto, ensino a distância e até mesmo a agricultura de precisão.

Anatel - melhorias a curto médio e longo prazo

Imagem: Anatel/Roland Berger

Anatel também quer aumentar nível de satisfação dos clientes

Ainda no documento divulgado, a Anatel quer o nível de satisfação dos clientes de Banda Larga Fixa suba de 6,9 para ,5 até 2027. Enquanto isso, o órgão também espera que no mesmo período o nível de satisfação dos consumidores da telefonia móvel suba de 7,6 para 8,1.

Apenas em 2021, vale notar, o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM ou banda larga fixa) apresentou um crescimento de 14%, o que representa um 5,1 milhões de novos acessos em serviço.

Via: Tecnoblog

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários