A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em um esforço para combater a transmissão de conteúdo pirata, determinou o bloqueio de 5 milhões de aparelhos de IPTV que estão em uso no Brasil. O objetivo é que os aparelhos, popularmente conhecidos como “gatonet”, sejam desligados a partir de agora de maneira remota.

A decisão foi tomada com base em uma série de denúncias feitas sobre pirataria generalizada de sinal de televisão a cabo. Após analisar o caso e listar os modelos de equipamentos que serão bloqueados, a Anatel decidiu iniciar a interrupção do sinal desses aparelhos.

A ação tem como alvo os aparelhos TV Box, que são amplamente vendidos em comércios de eletrônicos por preços que podem chegar a até R$ 450. De acordo com a Anatel, quem vende esses equipamentos também pode ser punido, já que estão ajudando na distribuição deste conteúdo.

Imagem de uma entre várias TV boxes

Imagem: FeelGoodLuck/Shutterstock

Originalmente, os aparelho TV Box tinham como objetivo transformar televisores comuns em Smart TV. No entanto, com o passar do tempo, diversas versões surgiram e, dentre elas, variantes que conseguiam decodificar sinais de TV a cabo de maneira clandestina.

Ainda segundo a Anatel, quem produz esses equipamentos comete pelo menos cinco tipos de crime e, portanto, podem ser indiciados por uso de equipamento não homologado, transmissão clandestina de telecomunicações, uso indevido do serviço de TV por assinatura, prejuízo à ordem econômica e à concorrência, e risco à segurança cibernética.

Via: Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários