A Agência Nacional de Telecomunicações aprovou nesta sexta-feira (24) o edital do leilão do 5G no Brasil, que agora será realizado no dia 4 de novembro.

A licitação das frequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz é a maior oferta de espectro da história da Anatel – o que significa que as operadoras terão uma oportunidade real de expandir suas redes e, consequentemente, o alcance e a qualidade do serviço prestado. Assim se espera.

A proposta prevê compromissos de investimentos de cobertura que obrigam as operadoras vencedoras do leilão a levar o serviço 5G para áreas remotas e, até então, não atendidas com tecnologia 4G ou superior; é o caso de zonas rurais e estradas, por exemplo.

Municípios com mais de 30 mil habitantes deverão receber a tecnologia 5G – obrigatoriamente. Nas capitais do país e no Distrito Federal, o 5G deverá começar a ser oferecido até, no máximo, dia 31 de julhos de 2022.

Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, destacou a importância da chegada do 5G como “ponto ponto central sanar as deficiências de infraestrutura de telecomunicações do País”.

Segundo ele, a chegada da quinta geração de banda larga vai contribuir com a retomada do crescimento e do desenvolvimento econômico do Brasil, com ganhos de produtividade em setores da economia como o agronegócio e a indústria.

O que esperar do 5G

O 5G é a quinta geração de banda larga móvel. Além de maior velocidade de transmissão de dados, um dos principais diferenciais da nova tecnologia é a baixa latência. O 5G é visto como “habilitador” de uma série de novas tecnologias por se tratar de uma conectividade onipresente e com tempo de resposta “praticamente” imediato.

Ilustração de conexão 5G

Testes indicam cenários positivos para desenvolvimentos do 5G. Foto: Rawpixel

O 5G vai, por exemplo, permitir a consolidação da Internet das Coisas, com cada vez mais dispositivos conectados, e também a aprendizagem de máquina em tempo real.

Os avanços do 5G

  • Maior velocidade de conexão;
  • Baixa latência;
  • Mais dispositivos conectados em uma determinada área;
  • Maior eficiência energética dos dispositivos;

Fonte: Anatel

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários