Em maio do ano passado, a Amazon revelou sua intenção de comprar o estúdio de cinema e TV MGM, em uma negociação no valor de US$ 8,5 bilhões. No entanto, o acordo caiu à época no escrutínio de autoridades antitruste e só agora parece que a questão está parcialmente resolvida.

Isso porque a União Europeia bateu o martelo e autorizou o fechamento do negócio. As autoridades tinham receio de que a compra do estúdio reduzisse severamente a concorrência nos mercados de cinema e conteúdo audiovisual.

No entanto, após análises de mercado, “a Comissão descobriu que as atividades da MGM como produtora e licenciante de conteúdo são limitadas em comparação às atividades de outros players do mercado; o conteúdo da MGM não pode ser considerado obrigatório e existe uma grande variedade de conteúdo alternativo”.

A Comissão Europeia observou que os filmes da empresa representam uma parcela limitada da receita de bilheteria no Espaço Econômico Europeu e que “em geral, a MGM não está entre os principais estúdios de produção, apesar de seus direitos sobre franquias de filmes de sucesso, como James Bond”.

No entanto, as coisas não são tão simples. Agora, a Amazon ainda precisa da luz verde da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos antes de finalmente fechar o acordo. Rumores indicam que a empresa pode encontrar obstáculos aqui, mas, antes de qualquer decisão, é necessário uma votação majoritária dos comissários.

O prazo para decisão sobre a proposta de compra da MGM está próximo. Portanto, se a FTC tiver interesse em apresentar uma contestação legal, deve agir o quanto antes, já que o prazo, em teoria, se encerra este mês.

Via: Engadget

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