No começo do ano, a Alphabet (empresa dona do Google) desistiu do Projeto Loon – que explorava o uso de balões na estratosfera para distribuir internet banda larga sem fio. Apesar de o plano não ter dado certo, uma tecnologia específica desenvolvida como parte do projeto tem feito sucesso: a transmissão de dados a distância usando laser.

Assim como os cabos de fibra óptica, a tecnologia de Comunicações Ópticas de Espaço Livre (FSOC) usa laser para criar um link de banda larga com capacidade de transmitir dados a uma velocidade de até 20 Gbps entre dois pontos.

Alphabet usa laser para transmitir dados a 20 Gbps por quase 5 km

Instalação dos equipamentos de transmissão de banda larga óptica no Quênia – Imagem: Projeto Taara / Alphabet

A princípio, os links de FSOC foram criados para conectar os balões do Projeto Loon. Agora, a Alphabet trabalha no novo Projeto Taara apostando na tecnologia.

Link óptico a laser

Em 20 dias, o link óptico a laser criado na África transmitiu cerca de 700 TB de dados entre duas cidades a cerca de 5 km de distância uma da outra, com 99,9% de disponibilidade.

Alphabet usa laser para transmitir dados a 20 Gbps por quase 5 km

Obviamente, os links do Projeto Taara serão colocados em locais altos; assim, eles são capazes de ajustar automaticamente seus espelhos para conectar “um feixe de luz com precisão suficiente para atingir um alvo de 5 centímetros que está a 10 quilômetros de distância”.

Alphabet usa laser para transmitir dados a 20 Gbps por quase 5 km

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários