Adolescente invade sistema de distrito escolar e reproduz clipe de Rick Astley em projetores
Mas, além do plano de rodar o clipe de Rick Astley, o responsável pela brincadeira decidiu ajudar a corrigir os problemas de segurança encontradosBy - Luiz Nogueira, 15 outubro 2021 às 10:41
Em abril deste ano, Rick Astley, com seu hit “Never Give You Up”, pôde ser ouvido em todas as escolas do Township High School District 214, o segundo maior distrito escolar de Illinois, ao mesmo tempo.
O feito foi obra de um estudante de ensino médio de 14 anos que se intitula WhiteHoodHacker. Ele literalmente colocou o clipe de Rick Astley para rodar simultaneamente em todas as escolas.
Em seu site, o adolescente explicou como conseguiu isso. Ele revela que, com a ajuda de outros voluntários, teve acesso a todos os endereços IP de cada dispositivo na rede do distrito.
“Nossa varredura gerou tanto tráfego que o supervisor de tecnologia de nossa escola percebeu e pediu que parássemos. A partir dos resultados, encontramos vários dispositivos expostos na rede do distrito. Isso inclui impressoras, telefones e até câmeras de segurança sem qualquer autenticação de senha”, descreve o hacker.
Além disso, foi descoberto que todos os servidores educacionais do distrito usavam as mesmas credenciais de login.
Ideia além do clipe de Rick Astley
Apesar da ideia inicial, que era tornar a reprodução do clipe possível, a equipe decidiu se desviar um pouco disso e começar a documentar todas as falhas encontradas no sistema. Eles estavam cientes de que o que estavam fazendo era ilegal, mas decidiram listar tudo e incluir “recomendações para corrigir as vulnerabilidades que descobrimos”.
A equipe ainda se certificou de que a execução do vídeo de Rick Astley não estava interrompendo as aulas ou provas que seriam iniciadas no dia seguinte.
Após cumprir com o plano original, os alunos decidiram se sentar com a administração e ajudá-los a consertar os problemas de segurança. “Conseguimos até fazer com que o distrito analisasse a expansão do programa de TI/segurança cibernética”, diz o adolescente na publicação.
Via: Futurism
Comentários