O acesso ao sistema Registrato, do Banco Central (BC), será feito exclusivamente por meio de acesso via site do gov.br. A mudança passa a valer a partir de 1º de fevereiro de 2023.

Para refrescar a memória: quem lembra do Valores a Receber? O sistema desenvolvido pelo BC, o qual permite aos cidadãos consultar valores que eventualmente teriam para resgatar de contas antigas, faz parte do Registrato.

Além dos valores a receber (que até o momento ainda estão suspensos), os usuários também podem consultar no Registrato algumas informações pessoais sobre, por exemplo:

  • Dívidas ativas com bancos – incluindo informações sobre empréstimos que a pessoa tenha em seu nome;
  • Dívidas com órgãos públicos;
  • Informações sobre seus relacionamentos no sistema financeiro;
  • Quantas chaves Pix possui cadastradas em seu nome;
  • Cheques devolvidos;
  • Contas registradas;
  • Operações de câmbio.

A mudança do acesso para o gov.br visa “facilitar o acesso da sociedade a todos os serviços públicos digitais”, disse o BC, em nota. A instituição ressalta, ainda, que o acesso ao sistema por meio de uma conta do próprio Registrato será descontinuado a partir de fevereiro de 2023.

Banco Central trabalha em real digital

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

“Desde o início do ano, a maioria dos usuários já utiliza seu login na conta gov.br para acessar os sistemas do BC. Até fevereiro do ano que vem, aqueles que ainda não possuem conta gov.br poderão continuar acessando pelo login próprio do Registrato, mas vamos estimular as pessoas físicas e jurídicas a criarem o quanto antes sua conta gov.br”, afirma Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento ao Cidadão (Deati) do BC.

Acesso ao Registrato via gov.br

A administração pública tem trabalhado para unificar o acesso da sociedade a todos os serviços prestados pelo Governo Federal, por meio do site gov.br.

Ao cadastrar uma conta na plataforma de forma gratuita, o cidadão consegue acessar serviços diversos oferecidos pelo governo — como Carteira Digital de Trânsito (CDT), solicitação de financiamento por meio do FIES, cópia da Declaração de Imposto de Renda, entre outros —, bem como demais serviços do BC.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários