Turbine suas buscas no Google com essas 9 dicas
Aprenda truques para aperfeiçoar suas pesquisas em busca de melhores resultados no GoogleBy - Igor Shimabukuro, 17 maio 2022 às 18:06
É incrível pensar em como o Google tornou-se uma ferramenta imprescindível no mundo contemporâneo. Em outros tempos, solucionar algumas dúvidas dependiam de uma ida à biblioteca, compra de um livro de receitas ou folheadas naquele guia de mapas. Hoje, tudo é feito pelo motor de busca da Alphabet.
Mas embora o Google seja considerado como um ser onisciente, onipresente e onipotente, é natural que ele acabe deixando alguns usuários “na mão”. Não pela falta dos conteúdos buscados, mas sim, por pequenos deslizes (do usuário) na hora de fazer a pesquisa.
Isso significa que existe uma forma certa ou errada de procurar? Não necessariamente. Felizmente, o algoritmo da ferramenta tem sido constantemente desenvolvido desde o fim da década de 90, o que significa que os resultados tendem a ser cada vez mais assertivos.
No entanto, existem alguns macetes na hora de pesquisar que podem facilitar a vida do usuário. Um caractere especial ali, uma expressão digitada de tal maneira acolá… e o resultado que até então parecia impossível de ser encontrado é exibido em poucos segundos na página do buscador.
Diante disso, abaixo seguem nove boas dicas para refinar suas pesquisas no Google.
Como otimizar suas pesquisas no Google
- Use aspas para o termo pesquisado
É importante frisar que iniciar uma busca no Google por meio de uma frase pode não trazer resultados tão assertivos assim. O buscador até pode filtrar pesquisas com o termo, mas resultados aleatórios que contenham apenas algumas palavras da frase também podem aparecer.
Por conta disso, recomenda-se o uso de aspas na pesquisa. Isso vai garantir que o buscador exiba resultados que contenham exatamente a frase pesquisada — que estará destacada em negrito —, o que pode facilitar o processo de busca.
- Use “e” ou “ou” entre os termos
Se a ideia é encontrar dois termos específicos em um mesmo resultado basta usar “e” (sem as aspas) para conectar ambas as palavras. A prática fará com que o Google apresente pesquisas que contenham ambas as palavras em um mesmo resultado.
Já para os mais indecisos, usar “ou” (também sem aspas) entre os termos pesquisados vai fazer com que o buscador inclua resultados de um termo ou de outro. Com dúvidas na hora de cozinhar? Coloque duas opções de prato e encontre receitas de um ou de outro ingrediente.
- Restrinja alguns termos específicos
Nomes iguais podem ser sinônimo de confusão no Google. Ao pesquisar apenas por “zoom” no motor de busca, prepare-se para ser bombardeado de resultados, seja do aplicativo de videoconferências, do comparador de preços de e-commerce ou mesmo de acessórios para uma máquina de fotografia.
Mas fique tranquilo, pois há uma solução. Para evitar resultados indesejados, basta acrescentar “-‘palavra a ser ignorada’” ao lado do termo principal. Um bom exemplo é usar o termo “zoom -meetings” para fugir de pesquisas baseadas no app de calls.
- Use asteriscos para desbravar fronteiras
Usar o caractere especial “*” (sem as aspas) nas pesquisas do Google pode ser uma boa forma para usuários mais indecisos ou que queiram explorar melhor o algoritmo do buscador da Alphabet. Isso porque o “*” funciona como uma espécie de coringa que complementa o termo buscado.
Um bom exemplo disso é o termo “como criar * na unreal engine”. Como existem diversas possibilidades ao usar o motor de jogos da Epic Games, o Google incluirá resultados para criações de jogos, personagens, objetos e outros elementos na UE.
- Busque por sites semelhantes
É bem possível você já tenha buscado por algum site semelhante a outro em determinado momento de sua vida. O problema é que os resultados podem nem sempre ser assertivos, já que tudo vai depender se alguma página da web ou fórum levantou essa questão anteriormente.
Mas a boa notícia é que o próprio Google se encarrega de fazer este trabalho. Para quem duvida, basta digitar “related:[página do site]” (sem as aspas e colchetes) no campo de busca para se surpreender com os resultados.
- Foque em resultados de um determinado site
Pesquisar por resultados de apenas um determinado site também é possível — e prático. Para isso, basta jogar “site: [endereço da página] ‘termo desejado’” (sem aspas e colchetes) para filtrar a pesquisa apenas com resultado da página desejada.
- Procure por formatos de arquivos específicos
Não é novidade que o Google oferece diversos formatos (notícias, imagens, shopping, vídeos, entre outros) para o termo pesquisado. Mas o que muitos não sabem é que também é possível pesquisar por um determinado formato de arquivo como PDF ou PPT, por exemplo.
Aos interessados, a combinação de termos é essa: “filetype:[tipo do arquivo] ‘palavra-chave’” (sem as aspas e os colchetes, é claro).
- Filtre resultados por datas
É bem verdade que o próprio Google já permite pesquisas em intervalos personalizados. No entanto, existe uma maneira bem mais simples para buscas anteriores ou sucessoras a determinado período — seja ele em formato simples como apenas o ano ou completo incluindo dia e mês.
Para testar o recurso, basta buscar por “‘palavra-chave’ before:[data desejada]” ou “‘palavra-chave’ after:[data desejada]“. Não menos importante, vale reforçar que “before” e “after” correspondem a “antes” e “depois”, respectivamente, em tradução livre.
- Faça contas pelo Google
A última dica da lista é talvez uma das mais conhecidas: a possibilidade de fazer contas diretamente pelo Google. Nada de abrir o software de calculadora do Windows: basta digitar números e símbolos como “+“, “–“, “*” e “/“ na busca para encontrar os resultados desejados.
As dicas acima ajudaram a encontrar o que procurava? Então conte-nos sua experiência na seção de comentários.
Fonte: The Next Web
Comentários