Nesta quinta-feira, 1º de setembro, o GAISPI (grupo que coordena as atividades de limpeza da faixa de 3,5 GHz, entre outras obrigações do edital) aprovou a liberação do 5G em mais três capitais brasileiras: Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE).

A partir da próxima segunda-feira (5), a conexão poderá ser oficialmente habilitada na região, segundo confirmou Moisés Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do grupo, ao Teletime.

Em nota, a Anatel afirma que as operadoras Claro, TIM e Vivo deverão ter — no mínimo — 63 estações radiobase de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza.

5G nas capitais brasileiras

Até o momento, a liberação do 5G ocorreu em oficialmente em 12 das 26 capitais, sendo elas Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória, além de Brasília, no Distrito Federal.

O prazo final da liberação da faixa de 3,5 GHz foi estendido recentemente pela Anatel a pedido do Gaispi, para que a limpeza pudesse ser feita com mais tempo.

Sendo assim, a expectativa é de que a faixa de 3,5 GHz esteja limpa até 28 de outubro, com a implantação da tecnologia nas demais capitais brasileiras pelas operadoras prevista até o final de novembro.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários