Desde que o bilionário Elon Musk comprou o Twitter e assumiu a liderança da empresa, além de ser o ponto focal de muitas polêmicas, a rede social também perdeu uma porção de seguidores para o principal rival da atualidade, o Mastodon.

A principal alternativa ao serviço do passarinho azul aumentou dramaticamente sua popularidade, saltando de 300 mil usuários ativos mensais para 2,5 milhões até o final de novembro, despontando também como um dos 10 aplicativos mais baixados na App Store.

“Nosso software gratuito e de código aberto permite que qualquer pessoa execute uma plataforma de mídia social inteiramente em sua própria infraestrutura, totalmente sob seu próprio controle, enquanto se conecta a uma rede social global descentralizada”, explicou o fundador do Mastodon, Eugen Rochko , em um post publicado nesta terça-feira (20) no blog da plataforma.

Imagem mostra logotipo do Twitter Blue, plataforma paga do Twitter

Imagem: Twitter/Reprodução

Rochko afirmou no mesmo post que essa descentralização é o que permite às organizações, como o governo alemão ou a própria Comissão Europeia — citadas pelo executivo como exemplo —, executarem servidores próprios dentro da rede da plataforma, por meio dos quais eles podem publicar informações importantes distribuídas aos seguidores, sem a interferência de uma empresa central, como acontece com muitas Big Techs.

“Também dá a liberdade de escolha por um provedor de mídia social, da mesma maneira que você escolheria um fornecedor de telefone, internet ou e-mail, e passar de um para o outro, mantendo seus seguidores”, completou.

O fundador do serviço acredita que essa natureza descentralizada e open-source é provavelmente um dos principais motivos pelos quais as pessoas escolheram migrar para a plataforma — e não para outros serviços do tipo.

“Embora não haja escassez de plataformas de mídia social novas e antigas, essa é uma abordagem radicalmente diferente da convencional, que oferece algo que a mídia social tradicional não consegue. Esta pode ser uma das razões pelas quais o Mastodon recentemente explodiu em popularidade”, completou.

Via The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários