União Europeia pode forçar a volta de celulares com bateria removível
Depois da regra do USB-C como padrão para smartphones, UE quer nova regulamentação para tornar baterias mais sustentáveis e reutilizáveisBy - Cesar Schaeffer, 20 dezembro 2022 às 10:15
Primeiro veio a lei para tornar o USB-C a porta de carregamento padrão para diversos dispositivos, que entrará em vigor a partir de 2024. Agora, a União Europeia quer uma nova regra para facilitar a substituição das baterias em notebooks e celulares. A ideia, segundo os legisladores, é torná-las mais sustentáveis e reutilizáveis.
O novo regulamento vai abranger todo o ciclo de vida: desde a extração de materiais e produção industrial até o descarte. A regra se aplicará a todos os tipos de baterias vendidas na União Europeia: das portáteis usadas em dispositivos eletrônicos às utilizadas em veículos elétricos.
A volta das baterias substituíveis?
O que chama muita atenção no regulamento proposto tem as ver com os dispositivos eletrônicos portáteis, principalmente os smartphones. A nova regra pode forçar as fabricantes a trazer de volta os celulares com baterias substituíveis pelo próprio usuário – o que mexeria com grandes marcas, como Apple e Samsung. Hoje, pouquíssimos modelos possuem baterias removíveis. O argumento é que esse design permite o desenvolvimento de produtos mais finos e duráveis.
Atualmente, em caso de qualquer problema, os consumidores devem procurar uma assistência técnica para que seja feito o reparou o substituição. O serviço é sempre realizado por um técnico especialista.
As novas regras, juntamente com a legislação do “direito de consertar” da União Europeia, não apenas significariam menos lucros do fabricante com a manutenção, mas também a perspectiva de que as marcas terão que repensar o design geral de seus produtos.
Essa nova regulamentação ainda depende de uma aprovação final pelo Parlamento e pelo Conselho.
Fonte: Parlamento Europeu
Comentários
DENIS
OS CELULARES VÃO PERDER A CARACTERISTICA DE RESISTENCIA A AGUA…UMA PORCARIA DE IDEIA