Xiaomi pode abandonar o Android e adotar sistema operacional próprio
Empresa chinesa registrou o “MiOS.cn”, alimentando rumores de que um “Xiaomi OS” possa estar a caminho; fabricante não comentou rumorBy - Rafael Arbulu, 22 agosto 2023 às 11:27
A chinesa Xiaomi pode estar a um passo de lançar o seu próprio sistema operacional para smartphones. Rumores do tipo já existiam sobre o assunto, mas agora a empresa registrou o domínio “mios.cn” que, segundo o leaker IceUniverse, pode ser um “sistema desenvolvido em casa”.
Obviamente, a Xiaomi não fez nenhum comentário próprio, então vale a cautela de tratar a notícia como um rumor. Isso dito, o registro indica que um anúncio formal deve vir logo.
Xiaomi registered "https://t.co/X6MJOgOs6v",Perhaps it means that Xiaomi's highly customized self-developed operating system is coming soon. pic.twitter.com/3nsJ9oDTwk
— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) August 22, 2023
Atualmente, a Xiaomi segue o mesmo caminho de outras marcas, no qual elas adotam o Android e o editam de forma a criar a sua “versão”: no caso da chinesa, hoje ela usa o MIUI.
A situação de criar um sistema operacional não é de todo inédita: a Huawei atualmente é partidária dele com o seu HarmonyOS. Ainda não se sabe, porém, se adotar um sistema próprio pode implicar no fim do suporte a apps do Google ou se a Xiaomi pode tentar algum tipo de parceria.
Há que se considerar também que a Xiaomi tem várias linhas de smartphone: além da principal, que leva o seu nome, ela também é dona das linhas Redmi e Poco – todos esses usam a MIUI. A linha de acessórios também usa versões miniaturizadas da atual operação eletrônica. Se essas áreas manterão o padrão atual ou se vão alterar para um sistema operacional novo, também é uma incógnita.
Comentários