WhatsApp beta para iOS ganha recurso exclusivo para transcrição de mensagens de voz
Por enquanto, a novidade do WhatsApp parece restrita aos aparelhos da AppleBy - Luiz Nogueira, 1 maio 2023 às 10:54
Normalmente, quando um novo recurso é lançado pelo WhatsApp, smartphones Android e iOS são atualizados com a funcionalidade. No entanto, uma ferramenta chegou à camada de testes dos aparelhos da Apple e parece ser exclusiva, pelo menos por enquanto.
Trata-se da Transcrição de Mensagem de Voz que, como o nome já diz, serve para transformar mensagens de voz em texto. A novidade está disponível por meio da atualização do Programa TestFlight Beta.
A ideia é que os usuários possam ler transcrições de um áudio em vez de precisar ouvi-lo. É uma funcionalidade bastante útil, principalmente em locais onde não é possível reproduzir um áudio, por exemplo.
Quando o usuário ativa o recurso, um balão abaixo da mensagem de voz será exibido e vai mostrar o que contém naquele áudio.
Vale lembrar que a novidade será ativada por padrão para todos que estiverem no programa beta e atualizarem para a nova versão. No entanto, felizmente, será possível desativar a funcionalidade, caso o usuário prefira sempre ouvir os áudios enviados por seus contatos.
Além disso, os preocupados com a segurança das mensagens podem ficar tranquilos, já que a funcionalidade preserva a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, pois a transcrição ocorre dentro do telefone do usuário usando as APIs mais recentes do iOS 16, que permitem que esse tipo de transcrição seja feita localmente no aparelho.
Junto do recurso de transcrição, o WhatsApp também trouxe a possibilidade de procurar por conteúdos específicos nas mensagens de voz. Isso porque o dispositivo indexa automaticamente a anotação de voz transcrita e permite que uma pesquisa por palavras seja feita.
Ressaltamos que, por enquanto, a novidade do WhatsApp está disponível apenas para usuários que estão no programa beta nos dispositivos iOS. A ideia é que a ferramenta esteja disponível para todos os usuários de aparelhos da Apple nas próximas semanas.
Via: GizChina
Comentários