A possibilidade de dobrar smartphones como se fossem folhas de papel é algo realmente inovador, mas pode ser apenas a “ponta do iceberg”. Em um recente evento na Coreia, a Samsung demonstrou um display OLED que pode esticar-se ou retrair-se como uma borracha, dando indícios de futuras “telas 3D”.

A revelação bombástica fez parte da cerimônia Global Tech Korea 2021. Durante o evento, a gigante Samsung demonstrou uma tela de apenas 13 polegadas que pode inchar e voltar ao normal sem apresentar sinais de danos ou desgastes.

Na demo, foi reproduzido um vídeo do que aparenta ser uma lava vulcânica. No entanto, a tela do dispositivo salta e retrai — criando espécies de “mini montanhas” —, simulando os efeitos naturais de bolhas do material e resultando em uma experiência surpreendente. Confira o vídeo abaixo:

Inovação bombástica da Samsung

Naturalmente, a companhia sul-coreana não revelou mais detalhes sobre a tecnologia ou quando (e se) ela deve aparecer nos dispositivos da marca. De qualquer forma, a revelação sugere diversas aplicações interessantes.

A primeira delas é que a flexibilidade de uma tela OLED como se fosse uma borracha pode otimizar os smartphones dobráveis. Uma das principais desvantagens desses aparelhos é que o vinco, bem na parte onde o celular dobra, pode ficar mais visível com o passar dos anos.

Esse impasse, no entanto, deve sumir com essa nova tela OLED. Dobrar uma tela OLED convencional pode deixar uma marca permanente de uso, mas a mesma ação em um material de borracha elimina esse desgaste e o vinco pode se tornar imperceptível.

Além disso, a tecnologia poderia elevar o patamar das experiências de gameplays em um desses dispositivos da Samsung. Embora os games mobile estejam em constante aprimoramento, o player tem de ficar atento à posição de seus dedos nos locais do botão.

Mas se essas telas se esticarem para dar destaques aos botões, será muito mais fácil se concentrar apenas à tela do dispositivo, já que o jogador poderá sentir os botões apenas com o toque.

A possibilidade de uma tela extensível também pode significar mais acessibilidade aos deficientes visuais. Em um cenário hipotético, esses displays OLEDs podem saltar e criar botões em braile, facilitando o uso e o toque nestes aparelhos.

Futuro promissor

Naturalmente, será preciso aguardar até que a Samsung revele mais detalhes para saber quais os limites desse novo display OLED. Mas uma simples demonstração de poucos segundos é suficiente para demonstrar que o limite dos smartphones é algo totalmente imprevisível.

Fonte: Gizmodo

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários