Imãs MagSafe do iPhone 12 podem interferir em dispositivos médicos
By - KaBuM!, 25 janeiro 2021 às 16:39
Os imãs da linha iPhone 12 podem interferir em marca-passos, desfibriladores e outros tipos de implantes médicos afetados por imãs. O alerta veio através de uma atualização de um documento de suporte feito pela própria Apple em seu site.
O MagSafe é um imã embutido na traseira do smartphone que serve tanto para carregar o iPhone 12 como para fixar acessórios no corpo do aparelho.
Na página de suporte, a Apple avisa que dispositivos médicos “podem conter sensores que respondem a ímãs e rádios quando em contato próximo”. A empresa não diz o que pode acontecer se os imãs do MagSafe ou o iPhone ficar muito próximo desses aparelhos médicos. No pior caso, poderia ocorrer a desativação do dispositivo – o que poderia até levar à morte do usuário.
Mantenha distância
“Para evitar qualquer interação potencial com esses dispositivos, mantenha o iPhone e os acessórios MagSafe a uma distância segura de seu dispositivo”, sugere a Apple. As distâncias sugeridas são normalmente mais de 15 centímetros; agora, foram para “no mínimo” 30 centímetros ao realizar o carregamento sem fio do iPhone 12.
O mais aconselhado é que o usuário de marca-passo ou qualquer outro dispositivo médico suscetível à ação dos imãs, consulte um médico e a fabricante do dispositivo para “orientações específicas” em relação ao MagSafe. A Apple adverte que se alguém suspeitar que o iPhone 12 ou qualquer acessório MagSafe esteja interferindo em algum dispositivo médico, o usuário deve parar imediatamente de usar o iPhone ou o acessório.
iPhone 12! Perigo!
O alerta da Apple surge depois de um artigo publicado no Heart Rhythm Journal depois que médicos testaram os efeitos do MagSafe no desfibrilador implantado em um paciente. Para surpresa dos doutores, quando o iPhone 12 foi aproximado do tórax do paciente, o implante imediatamente parou de funcionar normalmente, mudando para um modo de funcionamento diferente.
Comentários