Será o ‘iPhone sem botões’? Patente da Apple fala em dispositivos totalmente sem relevo
Documentação diz respeito a “botões de estado sólido”, onde apenas o recorte dele - e não a articulação - seriam marcados em um dispositivoBy - Rafael Arbulu, 20 janeiro 2023 às 14:41
Uma patente registrada pela Apple fala sobre “botão de estado sólido” – na prática, imagine um iPhone sem botões. A documentação foi divulgada pelo Patently Apple e, de acordo com o material, a ideia é criar um dispositivo 100% voltado ao toque – e onde teríamos botões e chaves, ele traria apenas os recortes deles.
É a segunda vez em quatro meses que a fabricante do iPhone é mencionada em rumores sobre dispositivos de estado sólido – o analista Ming-Chi Kuo disse, em novembro, que o iPhone 15 seria, enfim, o primeiro “iPhone sem botões” fabricado pela empresa. Evidentemente, os rumores não são confirmados, mas seria a primeira grande mudança de construção e design do smartphone da Apple em muitos anos.
Não que a própria Apple não aponte para esse novo paradigma: desde o lançamento do iPhone 12, a “maçã de Cupertino” adotou a tecnologia MagSafe de recarga da bateria por indução magnética, ampliando ainda mais o espectro de um dispositivo que buscava ser totalmente wireless.
Nas descrições oferecidas na patente, o suposto “iPhone sem botões” oferece mais do que a simples resposta a comandos por toque, sendo também sensível a volume de pressão: na prática, um toquezinho leve vai aumentar um pouquinho o volume, enquanto uma pegada mais firme fará os alto-falantes berrar de um instante a outro.
Em suma, a próxima geração do smartphone da empresa pode até não ser totalmente livre de mecanismos mecânicos, mas há forte indício de que ele dependa menos de depressões físicas e conte mais com reações a comandos por meio do toque.
Claro, a Apple manteve-se fiel à sua política de não comentar rumores e não veio a público prestar nenhum tipo de esclarecimento, mas considerando o calendário da empresa, o novo iPhone deve ser revelado entre setembro e outubro deste ano.
via Patently Apple
Comentários