Sem chip físico? iPhone 14 pode ter versão com suporte exclusivo ao eSIM
Se a especulação for confirmada, iPhone 14 pode chegar ao mercado com modelo suportado apenas pela versão digital do cartão SIMBy - Igor Shimabukuro, 19 julho 2022 às 13:09
Câmera de 48 MP e tela com furo duplo (e sem entalhe) são algumas das novidades esperadas para o iPhone 14. Mas a nova especulação que corre nos bastidores sobre o futuro dispositivo da Apple sugere outra surpresa: uma versão com suporte exclusivo ao eSIM.
iPhone 14 só com eSIM?
Segundo Emma Mohr-McClune, diretora de serviços técnicos da GlobalData, alguns modelos vão eliminar o slot físico para o cartão SIM — aquele cartão de operadora que habilita linha telefônica e dados móveis. Ao invés disso, esses modelos supostamente vão contar com suporte exclusivo ao eSIM, que nada mais é que uma versão digital do SIM integrada ao chip do dispositivo.
A especulação até pode pegar alguns usuários de surpresa, mas não é encarada como algo “novo”. Vale lembrar que a Apple já havia feito um pedido de patente com links para a tecnologia eSIM em 2011 e o cartão virtual já é suportado em dispositivos como iPhone XS e iPhone 13.
Contudo, o que discute-se agora é sobre versões de iPhone 14 com suporte exclusivo ao eSIM, o que forçaria usuários a adaptarem-se à tecnologia. Melhor dizendo: parte dos usuários, uma vez que modelos do smartphone com o slot físico também seriam disponibilizados.
eSIM ganha relevância no mercado
Como é de se esperar de uma especulação, não há nada confirmado pela Apple até o momento. Ainda assim, há bons motivos para acreditar que a big tech está focada em avançar nessa reformulação tecnológica (e de hábitos) envolvendo seus dispositivos.
No início de maio, Tony Fadell, ex-vice-presidente de iPod da Apple, revelou que Steve Jobs já imaginava que o iPhone original não necessitasse de um cartão SIM físico. A chegada do eSIM para iPhones mais recentes indica que o plano seguiu (e segue) vivo, mas por que acreditar em uma mudança mais robusta para o iPhone 14? Por conta do mercado.
Segundo o The Wall Street Journal, cada vez mais fabricantes na Europa e Ásia estão adotando a tecnologia eSIM. Isso porque a inovação traz diversos benefícios, como espaço (físico) extra no interior do aparelho, maior segurança em casos de dispositivos perdidos ou roubados ou mesmo mais facilidade ao integrar o smartphone com outros dispositivos eSIM (smartwatches e tablets).
Apesar de não confirmarem nada, esses fatores podem embasar o suposto movimento da Apple de catalisar essa transição ao eSIM. Fato é que a constatação disso pode vir somente no dia 13 de setembro, data especulada para o lançamento do iPhone 14.
Via: GizChina
Comentários