A Apple é famosa por seus aparelhos, isso é fato. No entanto, outra questão, não tão boa, pela qual a empresa recebe fama é por limitar os reparos feitos eu seus aparelhos. Para que tudo funcione da maneira como deveria ser, é necessário que os consertos sejam feitos apenas em assistências técnicas da própria empresa – e isso não seria diferente com o iPhone 13.

Um youtuber, chamado Hugh Jeffreys, resolveu testar como os novos aparelhos se comportam com a troca de peças. Para isso, ele comprou dois iPhone 13 Pro e decidiu desmontá-los, trocando peças entre si.

O maior problema ocorreu quando as placas lógicas dos aparelhos foram trocadas. Os dispositivos ficaram com várias funções, como a checagem de saúde da bateria, modo retrato da câmera frontal, controle de brilho e Face ID, desabilitadas.

Quando percebeu que o aparelho começou a apresentar mensagens dizendo que não foi possível verificar que alguns componentes eram originais, o youtuber decidiu retornar às peças para os locais originais e atualizar todo o sistema. No entanto, a ação não surtiu efeito, com as mensagens de erro se repetindo.

No vídeo, o youtuber diz que, “mesmo depois de pagar US$ 3.400 nesses dois aparelhos”, sente “que eles não são totalmente meus”.

Essa é a maneira que a Apple encontrou para evitar que seus consumidores realizem reparos por conta própria ou em assistências não autorizadas. A questão é que essas ações geralmente resultam em um serviço com valor bastante elevado que, em alguns casos, não compensa para o usuário, obrigando que um novo iPhone seja comprado.

Fonte: Hugh Jeffreys

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