iPhone 13 Pro é hackeado em apenas 15 segundos
Feito foi realizado em evento da comunidade hacker na China e envolveu falha do Safari no iPhone 13 ProBy - Marcelo Rodrigues, 21 outubro 2021 às 11:49
Hackers chineses não precisaram de muito tempo para burlar a segurança do recém-lançado celular e do novo sistema operacional da Apple. Ao todo, foram necessários somente 15 segundos para violar a segurança de um iPhone 13 Pro com o iOS 15.0.2.
O feito foi realizado pela equipe Kunlun Lab durante a conferência Tianfu Cup, um evento voltado especialmente para a comunidade de hacking.
Claro que encontrar a tal falha que permitiu invadir o iPhone 13 Pro em poucos segundos exigiu horas de empenho dos chineses, que utilizaram uma vulnerabilidade bem específica do Safari – navegador nativo do iOS – para levar o ataque adiante.
Simultaneamente, outro time de hackers, o Team Pangu, também conseguiu vencer as defesas do software e hardware da Apple por meio de um jailbreak remoto, baseado no acesso ao celular via web.
Team Pangu's demonstration of iOS 15 remote web-based jailbreak on iPhone 13 Pro. #iOS15 #jailbreak pic.twitter.com/LWkPOMPO3Q
— Yalu Jailbreak (@Yalujb) October 18, 2021
Além do hack do iPhone 13 Pro
Num primeiro momento, dá para dizer que essas são péssimas notícias para a Empresa da Maçã, que tem feito um grande esforço para aumentar a segurança de seus produtos e proteger os dados de seus usuários.
Afinal, mesmo que a maior parte das informações do sistema estejam criptografadas mesmo após a invasão, ainda é possível coletar alguns dados sensíveis do aparelho.
Ainda assim, nem tudo está perdido. Afinal, com a falha se tornando pública, fica fácil para a Apple corrigir as vulnerabilidades que permitiram esse tipo de ataque.
Mesmo que o iOS 15.0.2 tenha sido lançado muito recentemente, voltado especialmente para corrigir alguns bugs críticos, a empresa de Cupertino já trabalha na atualização 15.1. Esse update recebeu uma prévia para desenvolvedores na última semana e deve, com certeza, eliminar a falha explorada pelos chineses.
Fonte: Pplware
Comentários