Hackers chineses não precisaram de muito tempo para burlar a segurança do recém-lançado celular e do novo sistema operacional da Apple. Ao todo, foram necessários somente 15 segundos para violar a segurança de um iPhone 13 Pro com o iOS 15.0.2.

O feito foi realizado pela equipe Kunlun Lab durante a conferência Tianfu Cup, um evento voltado especialmente para a comunidade de hacking.

Claro que encontrar a tal falha que permitiu invadir o iPhone 13 Pro em poucos segundos exigiu horas de empenho dos chineses, que utilizaram uma vulnerabilidade bem específica do Safari – navegador nativo do iOS – para levar o ataque adiante.

Simultaneamente, outro time de hackers, o Team Pangu, também conseguiu vencer as defesas do software e hardware da Apple por meio de um jailbreak remoto, baseado no acesso ao celular via web.

Além do hack do iPhone 13 Pro

Num primeiro momento, dá para dizer que essas são péssimas notícias para a Empresa da Maçã, que tem feito um grande esforço para aumentar a segurança de seus produtos e proteger os dados de seus usuários.

Afinal, mesmo que a maior parte das informações do sistema estejam criptografadas mesmo após a invasão, ainda é possível coletar alguns dados sensíveis do aparelho.

iphone

Reprodução: Bagus Hernawan on Unsplash

Ainda assim, nem tudo está perdido. Afinal, com a falha se tornando pública, fica fácil para a Apple corrigir as vulnerabilidades que permitiram esse tipo de ataque.

Mesmo que o iOS 15.0.2 tenha sido lançado muito recentemente, voltado especialmente para corrigir alguns bugs críticos, a empresa de Cupertino já trabalha na atualização 15.1. Esse update recebeu uma prévia para desenvolvedores na última semana e deve, com certeza, eliminar a falha explorada pelos chineses.

Fonte: Pplware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários