iOS 16: confira novidades, aparelhos compatíveis e como instalar
Os donos de aparelhos que atualizarem para o iOS 16 devem contar com telas de bloqueio personalizáveis e opções de tradução para fotos e vídeosBy - Luiz Nogueira, 13 setembro 2022 às 9:22
Na última segunda-feira (12), a Apple disponibilizou para seus usuários o iOS 16, a versão mais recente de seu sistema operacional móvel. Anteriormente liberado em fase beta, o sistema chega com diversas novidades para os usuários dos dispositivos da empresa.
Novidades do iOS 16
Dentre as novidades, uma das mais importantes diz respeito à tela de bloqueio, que agora pode ser personalizada mesmo sem desbloquear o smartphone. Agora, será possível alterar as fontes e cores utilizadas. Além disso, os widgets agora podem ser adicionados à tela inicial para facilitar a utilização.
A ferramenta de foco da Apple também parece ter recebido mais destaque com o iOS 16. Isso porque ela também vai realizar mudanças na tela de bloqueio, que pode mostrar apenas notificações do interesse do usuário na tela.
As mensagens também passaram por modificações, com a implementação de reprodução sincronizada. Quando alguém enviar um link de streaming, por exemplo, a outra pessoa pode assistir ao conteúdo simultaneamente de forma sincronizada.
Há ainda um botão de “desfazer” para apagar textos enviados, evitando que o remetente veja algo errado, por exemplo.
E o famoso sistema de nuvem da Apple, o iCloud, agora oferece a possibilidade de criar galerias compartilhadas para até seis pessoas. Usando um sistema inteligente, as imagens podem ser compartilhadas com quem participou da captura.
A tradução de textos e imagens também se tornou uma ferramenta disponível, com a possibilidade de ser utilizada em fotos ou ao pausar um vídeo.
Para quem gosta de realizar montagens, a Apple trouxe para o iOS 16 a possibilidade de remover objetos de fotos para realizar colagens ou fazer alguma montagem específica.
Outras novidades do iOS 16
Além de todos os recursos novos mencionados acima, a Apple ainda apresentou outras novidades menores. São estas:
- Ao ditar um texto, o usuário não precisará mais fazer “pausas” para fazer sua “pontuação”;
- Siri poderá rodar atalhos assim que um app for instalado;
- O app “Fitness” está disponível mesmo para quem não possui um Apple Watch;
- O aplicativo saúde poderá ajudar os usuários a ter controle sobre seus medicamentos. Nos Estados Unidos, os usuários poderão até mesmo obter informações de medicamentos usando a câmera do celular;
- Game Center ganhou uma repaginada na área que mostra placares obtidos pelos seus amigos;
- Ferramenta de privacidade chamada “Safety Check” ajuda usuários a revogarem permissões e acessos concedidos para outras pessoas.
Aparelhos compatíveis com o iOS 16
Quase toda a gama de aparelhos ainda utilizáveis atualmente conta com suporte ao iOS 16. Portanto, pessoas que possuem o iPhone 8 ou superior podem atualizar para o novo sistema. Confira a lista completa:
- iPhone 8 (padrão e Plus);
- iPhone X (padrão, XR, XS e XS Max);
- iPhone 11 (padrão, Pro e Pro Max);
- iPhone SE (2020);
- iPhone 12 (mini, padrão, Pro e Pro Max);
- iPhone 13 (mini, padrão, Pro e Pro Max).
Como instalar
Assim como nos sistemas anteriores, a instalação é bastante simples. Para isso, basta ir até “Ajustes”, selecionar “Geral” e procurar por “Atualização de Software”. Por fim, escolha a instalação da versão mais recente do sistema.
Via: Engadget
Comentários