Apple supera Samsung pela primeira vez no envio de smartphones
De acordo com um levantamento, esse é um feito inédito para a Apple, já que a Samsung não sai do topo há 13 anosBy - Luiz Nogueira, 16 janeiro 2024 às 14:42
Segundo um levantamento feito pela IDC como parte do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, a Apple superou a Samsung no envio de remessas de smartphones em 2023 pela primeira vez.
Embora tenha sido citado que os dados do IDC sejam preliminares e, por isso, são sujeitos a alteração, parece que o cenário é exatamente esse. A Canalys, outra empresa que realiza pesquisas de mercado, também deu o primeiro lugar para a Empresa da Maçã.
Voltando ao levantamento da IDC, segundo os dados, a companhia enviou um total de 234,6 milhões de unidades em 2023 contra 226,6 milhões da Samsung.
A Xiaomi, Oppo e Transsion aparecem nas outras posições do top 5 com 145,9 milhões, 103,1 milhões e 94,9 milhões de smartphones enviados, respectivamente.
Vale citar que, como descrito pelo The Verge, a última vez que a Samsung não dominou a lista foi em 2010, quando a Nokia mantinha firmemente o primeiro lugar – e a Apple nem sonhava entrar no top 5.
“O sucesso e a resiliência contínuos da Apple devem-se em grande parte à tendência crescente de dispositivos premium, que agora representam mais de 20% do mercado”, disse Nabila Popal, diretora da pesquisa da IDC.
Apple ameaçada no mercado chinês?
Embora a pesquisa observe que a Empresa da Maçã desempenhou um papel fundamental na retirada da Samsung do topo da lista, há uma tendência crescente das fabricantes de Android.
A Huawei, por exemplo, tem se mostrado bastante forte e presente no mercado chinês, o que pode ameaçar o crescimento da Apple por lá.
Comentários