Apple e Google devem permitir pagamentos externos em apps na Coreia do Sul
A nova lei define que os desenvolvedores coreanos de apps podem definir a utilização de um cliente externo para venda dentro dos softwaresBy - Luiz Nogueira, 1 setembro 2021 às 10:18
A Apple e o Google devem mudar a forma como seus sistemas de pagamento nas lojas de apps operam na Coreia do Sul. E isso pode ser um precedente para uma grande mudança.
A Assembleia Geral do país aprovou recentemente um projeto de lei que, após ser assinado pelo presidente, vai proibir as lojas de atrasarem injustificadamente a aprovação de apps e sua exclusão sem motivo. O projeto, que é uma emenda à Lei de Negócios de Telecomunicações da Coreia do Sul, também proibirá que essas lojas forcem os aplicativos a usar apenas um sistema de compra único.
Com isso, os desenvolvedores coreanos podem criar alternativas para venda de itens dentro dos jogos e apps, embora ainda tenham permissão para operar nas lojas de apps existentes.
As empresas que não cumprirem as novas diretrizes podem ser multadas em 3% com base no valor de sua receita obtida no país. A medida marca a primeira vez que o governo trata de questões de concorrência no mercado de pagamento de aplicativos.
A queda do império das lojas de apps
Em resposta às mudanças, o Google disse que seu modelo de pagamento atual “mantém os custos dos dispositivos baixos para os consumidores e permite que plataformas e desenvolvedores tenham sucesso financeiro”.
“Assim como custa dinheiro aos desenvolvedores construir um aplicativo, custa dinheiro para nós construir um sistema operacional e uma loja de aplicativos. Refletiremos sobre como cumprir essa lei enquanto mantemos um modelo que oferece suporte a um sistema de alta qualidade e uma loja”, disse a empresa em um comunicado.
Já a Apple criticou a decisão da Coreia do Sul e disse que as novas leis colocariam os usuários que comprar produtos digitais em risco de fraude. “Acreditamos que a confiança do usuário nas compras da App Store diminuirá como resultado desta proposta”, disse a companhia.
Ambas as empresas ainda enfrentam processos por parte da Epic Games. Em todos eles, a Epic acusa as gigantes da tecnologia de conduzir práticas anticompetitivas por meio de suas respectivas lojas de aplicativos.
Via: ZDNet
Comentários