Um dos principais componentes de um smartphone é sua bateria. Quando se compra um novo aparelho, os consumidores geralmente têm mais cuidado com essa questão. No entanto, com o passar do tempo, é possível adquirir hábitos que, à primeira vista, são inocentes, mas que podem danificar a bateria dos smartphones.

Portanto, separamos cinco erros cometidos com frequência e que estão relacionados à bateria dos smartphones. São questões envolvendo porcentagem de carga e até utilização durante os ciclos de recarga.

5 erros cometidos com a bateria dos smartphones

Uso de carregadores paralelos

iPhone com carregador

Imagem: nodi.jpg/shutterstock.com

Usar carregadores de procedência duvidosa é um dos maiores erros dos consumidores – e também um dos mais frequentes. A maioria dos fabricantes fornece o item junto dos celulares em suas caixas. No entanto, é comum que, com o tempo, eles se quebrem.

Por isso, é sempre recomendado procurar revendedores confiáveis e oficiais para comprar um carregador compatível e de boa qualidade. Isso também vale para o cabo, já que ele pode sofrer danos com quedas de energia, por exemplo, resultando em problemas no carregamento.

Nem sempre deixe terminar de carregar

Vista do close-up de uma jovem segurando um smartphone; a tela do aparelho mostra a ilustração de uma bateria fraca

Imagem: McLittle Stock/Shutterstock

A maioria dos smartphones mostra um aviso na tela quando atinge 20% de sua carga, indicando que pode ser hora de carregá-lo. No entanto, ao contrário do que se pensa, deixar por uma carga completa – ou seja, até atingir 100% – pode não ser recomendado.

Especialistas indicam que, para uma bateria duradoura, o percentual deve ficar entre 20% e 80%. Além disso, é comum que os dispositivos começam a ter sua autonomia reduzida se não forem carregados antes de chegar a 20% de bateria.

Remover o carregador da tomada

Carregador iPhone Apple

Foto: Markus Spiske/Pexels

Os smartphones atuais conseguem interromper o carregamento quando a bateria chega em 100% de carga. No entanto, isso não significa que o carregador pare de funcionar. É justamente o oposto.

Caso o celular, quando conectado na tomada, perca um pouco da carga, o equipamento vai começar a carregá-lo para restaurar seu percentual para 100%, o que pode, a longo prazo, comprometer a capacidade do dispositivo.

Problema com calor

Ilustra bateria smartphone

Imagem: Shutterstock

A temperatura também tem um papel importante na vida útil de uma bateria. Isso quer dizer que altas temperaturas causam problemas nos equipamentos e podem fazer com que percam capacidade muito mais rápido do que quando o aparelho se encontra em temperaturas moderadas. Portanto, evite expor o smartphone a altas temperaturas.

Não use o smartphone enquanto carrega

Apple e carregador de iPhone

Imagem: Viktollio/Shutterstock

Por fim, mas não menos importante, temos o caso da utilização do smartphone enquanto ele está carregando. É comum que muitas pessoas, quando a bateria está se esgotando, coloquem o aparelho para carregar, mas continuem usando. Isso faz com que a bateria aqueça pelo esforço extra, o que pode danificá-la.

Para evitar essa questão, evite jogar games intensos, fazer streaming de vídeos ou utilizar o aparelho de forma intensa durante o carregamento.

Via: GizChina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários