Samsung é acusada de “trapaça” em benchmark do Galaxy S22
Ferramenta de testes Geekbench diz que Samsung “enganou” testes ao limitar o desempenho de outros aplicativos no smartphoneBy - Cesar Schaeffer, 9 março 2022 às 10:34
A concorrência é grande. A briga entre as fabricantes de smartphones para ter o dispositivo com melhor desempenho do mercado é cada vez maior – uma nova corrida a cada lançamento. Mas nada justifica o que alguns estão chamando de “trapaça”. E é disso que a Samsung está sendo acusada em alguns testes do recém-lançado Galaxy S22, o novo top de linha da marca.
Houve relatos – e a gente até mostrou aqui no blog KaBuM! – de que o Galaxy S22 vem com um aplicativo embarcado chamado “GOS”. A função do app seria limitar o desempenho de alguns outros aplicativos de terceiros para, assim, reduzir o aquecimento do smartphone e, consequentemente, aumentar a vida útil da bateria.
Ao que tudo indica, o app limitador estava configurado para limitar o desempenho de mais de 10.000 aplicativos. Agora o que está sendo chamado de “trapaça” pela Samsung é que “curiosamente” softwares de benchmarking, que testam a performance do dispositivo, estavam fora dessa restrição. Ou seja, não eram de forma alguma limitados e, assim, registraria o desempenho máximo do Galaxy S22 – diferentemente dos outros milhares de aplicativos.
Enganando o teste…
O movimento levou o Geekbench – uma popular ferramenta de benchmark – a acreditar que a Samsung estava mesmo “enganando” os testes. Resultado: o Geekbench removeu vários modelos da Samsung do seu banco de dados, entre eles o Galaxy S22, S21, S20 e S10.
Earlier this week, we were made aware of Samsung’s Game Optimizing Service (GOS) and how it throttles the performance of games and applications. GOS decides to throttle (or not to throttle) applications using application identifiers and not application behavior.
— Geekbench (@geekbench) March 4, 2022
Today we delisted these handsets from the Android Benchmark chart on the Geekbench Browser.
— Geekbench (@geekbench) March 4, 2022
E aí, Samsung?
Em sua defesa, a Samsung disse que o “GOS” controla apenas o calor o desempenho em aplicativos de jogos de maneira equilibrada, alegando que o app não afeta outros aplicativos convencionais. Essa história ainda deve ir longe…
Via: Gizchina
Comentários