iPhone terá detecção de porta e legendas para acessibilidade
Apple traz novas funções ao iPhone no Dia Mundial de Conscientização sobre a AcessibilidadeBy - Renata Aquino, 22 maio 2022 às 16:12
A Apple anunciou novas funções para o iPhone que melhoram a acessibilidade. As novidades vieram no Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, dia 17 de maio. As funcionalidades também estarão disponíveis para Apple Watch, iPad e Mac.
Legendas agora estarão disponíveis no iPhone, Mac e iPad. A funcionalidade mostrará texto criado por inteligência artificial para fala que venha de qualquer fonte de áudio no fone, seja uma chamada telefônica, FaceTime, videoconferência, rede social, streaming ou em conversas próximas ao equipamento.
O texto poderá ser redimensionado pelo usuário, aparecerá em primeiro plano na tela gradualmente conforme o áudio. Além disso, os usuários de Mac poderão digitar respostas que serão lidas pelo computador para outras pessoas na chamada. As legendas entrarão em fase beta de testes no fim de 2022 nos equipamentos suportados (a partir do iPhone 11, iPad com A12 Bionic e Macs com processador Apple).
Funções de acessibilidade destinam-se a usuários de baixa visão e surdos
A detecção de porta funcionará em alguns modelos de iPhones e iPads com sensores tipo LIDAR (light detection and ranging), de detecção de luz e distância. Os modelos compatíveis são o iPhone 12 Pro, iPhone 13 Pro e modelos iPad Pro recentes. A função é útil para quem tem baixa visão ou cegueira, identifica portas e fala ao usuário onde a porta está localizada, se está aberta ou fechada, como pode ser aberta e lê placas de porta.
Usuários no iOS e iPadOS já têm funções de detecção de pessoas e descrições de imagens e agora têm esse novo modo de detecção. O lançamento da funcionalidade de detecção de porta não tem ainda data oficial prevista.
Outras novidades de acessibilidade que a Apple planeja são a locução sobre texto (voice over) em mais de 20 novas línguas, novos gestos manuais para o Apple Watch, e uma função que permite que os jogadores recebam ajuda de um assistente com outro controle em um game sem desconectar o seu próprio. Além disso, novas personalizações da Siri e Apple Books devem aumentar a acessibilidade, com reconhecimento de som adaptável e espelhamento de tela do Apple Watch no iPhone, o que dará aos usuários do Watch muitas funções de acessibilidade disponíveis no iPhone mas não no relógio.
Via ArsTechnica / Apple
Comentários