Imagine poder visitar os lugares mais lindos do mundo sem sair de casa? Portais de conhecimento artístico e histórico como o Google Arts & Culture tornam isso possível. Uma boa notícia alegra ainda mais quem curte essa viagem virtual. O Departamento de Estado do governo americano fechou parceria com o portal para levar mais de 1.100 projetos de 130 países para visita online.

Os 1.100 projetos são Ambassadors Fund (AFCP), um modelo de apoio específico para a documentação de lugares históricos pelo governo americano. Os selecionados são espaços de patrimônio cultural e artístico mundial, e é a primeira vez que uma parceria desta magnitude é anunciada.

A parceria foi lançada no World Heritage Day, data que celebra o patrimônio histórico mundial. Lee Satterfield, do Departamento de Estado dos EUA, afirmou que “locais, objetos e tradições de patrimônio histórico cultural mundial são motivo de orgulho para todo o mundo, mas também requerem cuidado e vigilância. Por isto, o Departamento trabalha com governos e organizações para preservar e proteger o patrimônio cultural tanto de ameaças naturais quanto humanas através do fundo para preservação cultural (AFCP)”.

Locais ameaçados por mudanças climáticas estão no Google Arts & Culture

Entre os locais que constam no projeto estão em Wat Chaiwatthanaram em Ayutthaya na Tailândia, o Mausoléu al-Imam al-Shafi’i no Egito e o Sistema Antigo de Prevenção de Enchentes Súbitas Nabateu em Petra. No geral, o Cultural Heritage Center adicionou já 100 novas imagens de locais. Além disto, há uma história sobre a preservação do patrimônio cultural de cada local, acompanhada por imagens e vídeos.

A maior ameaça à preservação dos locais é a crise climática. Assim, o portal também destaca a documentação história no projeto Google Arts & Culture Heritage on the Edge (Patrimônio Ameaçado), que busca enfatizar a importância de cuidar destes locais.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários