Enquanto tem muita gente ansiosa e até um certo hype em torno da possibilidade do anúncio do headset de realidade mista da Apple, um grupo de ex-funcionários de big tech trabalha em um minúsculo projetor com inteligência artificial que – segundo os entusiastas – “vai remodelar o papel da tecnologia nas nossas vidas”.

A ambiciosa promessa, que vem sendo trabalhada por uma startup chamada Humane, foi apresentada em forma de produto em um TED Talk na semana passada. Durante a conferência, o fundador da empresa, Imran Chaudhri, mostrou ao público um curioso projetor de bolso.

Bem menor do que um smartphone tradicional, o dispositivo traz uma série de câmeras e sensores e é capaz de projetar interfaces visuais nas mãos do usuários ou em qualquer outro tipo de superfície.

Para demonstrar a invenção, Chaudhri projetou uma interface de chamada na palma da sua mão e interagiu com a chamada por meio de gestos e comandos de voz. É nessa mistura de tecnologia e interação humana que a Humane acredita que pode criar uma infinidade de projeções para ver calendário, direções em um mapa ou até orientações para consertar o motor de um carro.

O fundador da startup também mostrou a capacidade de tradução de voz do wearable, que converteu seu inglês para francês enquanto usava uma voz gerada por IA para manter seu tom e timbre.

Humane = ex-Apples

Imran Chaudhri e Bethany Bongiorno, fundadores da Humane

Imran Chaudhri e Bethany Bongiorno, ambos ex-funcionários da Apple – Imagem: Humane/ divulgação

Mas o que mais chama mesmo atenção na Humane e seu minúsculo projetor com inteligência artificial sejam as pessoas envolvidas na startup. Além do CEO Chaudhri, que é ex-diretor de design da Apple, integra o time outra ex-Apple; Bethany Bongiorno é conhecida no mercado por ter trabalhado no desenvolvimento do iOS e do MacOS.

Até o momento, a Humane levantou mais de US$ 230 milhões em financiamento de investidores, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman, o CEO da Salesforce, Marc Benioff, e a própria Microsoft. Nada é por acaso…

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários