Reveladas em outubro, mensagens de voz de reprodução única chegam ao WhatsApp
Função inaugurada pelo WhatsApp funciona de maneira similar às fotos únicas: um áudio contínuo que, uma vez reproduzido, some da conversaBy - Rafael Arbulu, 7 dezembro 2023 às 17:55
Em mais uma tentativa de priorizar a privacidade do usuário, o WhatsApp oficializou a chegada das mensagens de voz de reprodução única ao app de mensagens. A novidade, que começou a ser distribuída hoje (7), funciona de forma similar às fotos de visualização única – uma vez reproduzido, o áudio desaparece da conversa.
Originalmente, a informação havia sido revelada pelo WABetaInfo em outubro deste ano, quando a função ainda estava em fase de testes (beta), mas agora, um post no blog oficial da Meta (que, além do WhatsApp, também controla o Facebook e o Instagram) confirmou a sua disponibilização “nos próximos dias”.
Segundo o comunicado:
“Nós introduzimos a visualização única para fotos e vídeos lá em 2021, para criarmos mais uma camada de privacidade às suas mensagens. Hoje, estamos felizes em anunciar que você também pode enviar uma mensagem de voz que vai desaparecer assim que for reproduzida.
Desde ler em voz alta os detalhes do seu cartão de crédito para um amigo, ou se você estiver planejando uma surpresa para alguém, agora é possível compartilhar informações sensíveis por meio de uma mensagem de voz com uma maior paz de espírito. A fim de mantermos a consistência com a função de visualização única para fotos e vídeos, a reprodução única para mensagens de voz estarão claramente marcadas com o ícone ‘Visualização única’ e poderão ser reproduzidas apenas uma vez.”
A página de perguntas frequentes do WhatsApp também ganhou uma seção especialmente dedicada à nova função, esclarecendo que as mensagens de reprodução única não são “apagadas” depois de ouvidas, mas sim tornam-se inacessíveis na conversa.
O próprio WhatsApp vai armazenar o arquivo de áudio em seus servidores para o caso de análise caso alguém, por exemplo, denuncie a mensagem que já foi ouvida pelos membros da conversa. Entretanto, a criptografia de ponta a ponta impede a empresa de monitorar o conteúdo do material no ato de sua gravação e envio.
Vale citar, no entanto, que a reprodução singular da mensagem não a impede de ser ouvida de novo caso ela seja capturada por outros meios: apps de gravação de tela do Android, por exemplo, podem capturar o momento da reprodução do áudio em formato de vídeo e armazená-lo no dispositivo.
A novidade, lançada hoje, ainda não chegou para toda a base, mas o WhatsApp estima que todos os seus usuários devem tê-la ao longo desta semana.
Comentários