WhatsApp vai esconder seu endereço de IP em chamadas
Ao proteger seu IP, WhatsApp promete impedir que hackers descubram dados como sua localização, sistema e plataforma de uso e afinsBy - Rafael Arbulu, 8 novembro 2023 às 15:33
O WhatsApp anunciou uma nova camada de segurança para usuários adeptos das chamadas pelo aplicativo de mensagens. A partir da próxima atualização, o app permitirá que você esconda seu endereço de IP durante uma ligação, ampliando a segurança e privacidade dos seus dados.
Saber o endereço de IP de alguém pode ter vários benefícios, mas também é um risco à proteção digital de qualquer pessoa: de posse dessa informação, hackers podem descobrir a sua localização em tempo real, além de levantar dados referentes à plataforma e sistema operacional que você estiver usando, entre outras coisas.
Normalmente, uma chamada feita via WhatsApp funciona de uma entre duas formas: a primeira é o encaminhamento dela pelos servidores do próprio aplicativo, o que acontece em situações onde a conexão entre os usuários ligados é ruim.
A outra – mais comum – é chamada de “conexão peer to peer” (P2P). Neste caso, a conexão é aprimorada e traz benefícios como uma maior qualidade de áudio. O problema: esse formato “abre” o endereço de IP de um usuário para o outro.
Na nova atualização, o menu de configurações do WhatsApp ganhará uma nova opção, especificamente ordenando o app a priorizar a proteção do seu endereço de IP em chamadas, nunca permitindo que o modo P2P entre em vigor.
Com a novidade, o WhatsApp dá mais um passo em direção à priorização da cibersegurança: só neste ano, foram lançados mecanismos como travar certos chats por impressão digital e silenciar chamadas vindas de números indesejados, entre outras benesses.
A novidade já está disponível tanto no Android como no iOS, e vem sendo distribuída gradualmente, atingindo a toda a base de usuários nos próximos dias. Para saber se você já conta com ela no seu app, basta acessar o menu “Configurações”, seguido de “Privacidade” e, depois, “Configurações Avançadas”.
Comentários