A Uber lançou oficialmente nesta segunda-feira (16) um novo serviço de delivery com a marca Uber Eats, mas feito por veículos autônomos — robôs e carros. As duas cidades dos Estados Unidos escolhidas para o lançamento são da Califórnia: Santa Monica e West Hollywood. Os usuários podem optar por não participar do programa.

A previsão para a próxima parada é expandir o delivery para clientes do Uber Eats em Los Angeles.

Uber Eats e o delivery autônomo

A Uber já vinha realizando testes de entregas autônomas com robôs desde que a empresa comprou a startup especializada na tecnologia Postmates X, em 2020, por US$ 2,65 bilhões. Posteriormente, o braço de entregas autônomas foi renomeado para Serve Robotics.

Nesse sentido, a escolha por iniciar as operações em cidades californianas não é tanto uma surpresa, visto que a Postmates X tinha sede no estado e permaneceu com escritório no local mesmo após a aquisição pela Uber.

Serve Robotics, braço de entregas autônomas da Uber, passa a fazer delivery sob a marca Uber Eats na Califórnia

Quem se lembra do simpático robô entregados da Serve Robotics? Imagem: divulgação/Serve Robotics

Já com relação aos carros autônomos, as entregas serão executadas por meio da parceria que a Uber fechou no ano passado com a Motional, joint venture da Hyundai Motor e da Aptiv PLC.

Segundo a Motional, embora a empresa tenha expertise na tecnologia, esta é a primeira vez que a tecnologia é usada para entregas envolvendo restaurantes.

“Os veículos Motional IONIQ 5 utilizados no serviço foram adaptados para permitir entregas autônomas. Embora a Motional tenha uma vasta experiência no transporte de passageiros, esta é a primeira vez que a companhia transporta mercadorias comerciais. Para se preparar, suas equipes passaram meses estudando todos os pontos de contato entre o restaurante e o cliente final e realizaram testes extensivos na área de Los Angeles”, afirma a empresa, via comunicado oficial.

Ambas as entregas estão sendo monitoradas por humanos, sendo a entrega autônoma acompanhada inclusive por um motorista para acompanhar os testes iniciais. A Uber, no entanto, acrescentou que “levará algum tempo até que essa tecnologia seja operada em escala”.

A preocupação com direção autônoma é recorrente no mercado – e especialmente válida após testes com veículos do tipo que já causaram acidentes, como os feitos com carros da Tesla.

Via: Reuters e Motional

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários