Twitter ganhará função de baixar vídeos, promete Musk
Rede social de microblogs não deixa você baixar vídeos de forma nativa, mas há formas bem fáceis de contornar essa limitaçãoBy - Rafael Arbulu, 10 novembro 2022 às 17:05
Segundo prometeu Elon Musk, o Twitter deve ganhar “logo” uma função que permitirá a um usuário baixar vídeos de forma nativa pela rede social. A promessa foi feita pelo próprio bilionário, em resposta a um tuíte enviado a ele por uma usuária.
Musk, no entanto, não elaborou detalhes sobre a novidade, limitando-se a dizer que ela está “chegando”. Podemos especular que ela deve ficar para o final de 2022 ou início do ano que vem, mas dado o atual ritmo de atualizações – algumas, não tão bem recebidas – da empresa, encare isso como um “chute”.
Coming
— Elon Musk (@elonmusk) November 10, 2022
Atualmente, o Twitter não permite a você baixar vídeos de forma direta. Contornar isso é relativamente fácil – perfis automatizados como este aqui costumeiramente oferecem o download de qualquer vídeo publicado na rede social com uma simples menção: você ganha a mídia desejada, o perfil ganha engajamento orgânico.
Ainda assim, é uma solução terceirizada, e está à mercê do operador do perfil continuar seus serviços ou, dependendo da situação, a moderação do Twitter decidir banir a conta em si. Por essa razão, um download nativo seria bastante útil para os usuários da plataforma.
Da forma como a pergunta foi formulada – e a resposta positiva de Musk – é possível especular que a ideia seja implementada de forma similar à do TikTok: na rede de vídeos curtos, basta você clicar no ícone de três pontos para acessar as opções extras e depois clicar na opção de download.
Entretanto, no TikTok, você baixar vídeos é algo que depende da configuração de privacidade da pessoa que fez a postagem. Se ela fechar a privacidade do material, não apenas você não fará download algum, mas também não poderá compartilha-lo em outras redes. É incerto se o Twitter terá alguma proteção similar.
Há também a possibilidade de instalar aplicativos externos que fazem o download pelo endereço (URL) do vídeo, mas esta é uma ideia não muito recomendável, tendo em vista que tais apps na maioria expõem seu aparelho a anúncios constantes e podem esconder golpes de espionagem e campanhas de adware.
via Elon Musk (Twitter)
Comentários