Lançada em versão beta em março deste ano, o recurso Nearby Share do Google está oficialmente disponível na forma de um aplicativo dedicado para computadores equipados com Windows 10 ou superior. Essencialmente, o novo app permite que você compartilhe arquivos entre dispositivos próximos pareados, evitando a encheção de paciência demora de uso do Google Drive.

Na prática, o app faz mais ou menos a mesma coisa que o “Vincular ao Celular” (da própria Microsoft) e o Samsung Flow, mas com uma versão reduzida: enquanto seus dois concorrentes permitem o espelhamento do seu dispositivo no PC além da movimentação de arquivos entre eles, o recurso do Google limita-se apenas ao trânsito de dados.

Animação mostra funcionamento do Nearby Share do Google

GIF: Google/Reprodução

Em seu lançamento agora oficial, a empresa de Mountain View adicionou alguns recursos extras ao Nearby Share: no PC, ele exibe o tempo estimado de transferência de um arquivo, e as notificações dos dispositivos pareados agora exibem prévias de imagens antes da transferência, para assegurar que você está movimentando a informação correta.

No mais, não tem nada de novo em relação ao beta: diz o Google que o Nearby Share já vem sendo usado por mais de 1,7 milhão de pessoas, e cerca de 50 milhões de arquivos – majoritariamente, fotos e vídeos – foram movimentados.

A novidade pode servir bem aos menos pacientes: aqui mesmo no blog KaBuM!, uma irritação constante é a movimentação de arquivos entre nossos dispositivos de trabalho e o Google Drive. Por vezes, quando estamos em evento fora da redação, temos que fazer capturas imediatas com o celular, ou gravar entrevistas, e guardar os arquivos na nuvem – o que demanda tempo, isso quando a internet da ocasião não dá algum problema.

App ‘Nearby Share’ do Google está oficialmente disponível
App ‘Nearby Share’ do Google está oficialmente disponível
App ‘Nearby Share’ do Google está oficialmente disponível

Com o Nearby Share e o pareamento que ele oferece (via WiFi e Bluetooth), é tudo uma questão de identificar o arquivo desejado, “pegá-lo” e arrastá-lo com o mouse até a pasta dedicada no PC. E se você estiver logado em sua conta do Google em ambos os dispositivos, não precisará nem de uma confirmação direta: a transferência começará imediatamente.

A novidade foi confirmada pela página do Android em inglês, e não há uma atualização correspondente na versão brasileira do blog, mas não há razão para desconfiarmos de ela não estar disponível aqui no Brasil. De qualquer forma, é mais uma novidade simples, mas que promete facilitar a vida de quem trabalha com muitos arquivos em nuvem, mas não tem a maior das paciências para esperar downloads e uploads em pastas virtuais.

Ah, aqui vale um alerta: dispositivos baseados em arquitetura ARM não têm suporte da novidade, segundo a página de download do app.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários