App ‘Nearby Share’ do Google está oficialmente disponível
Podendo ser baixado pela própria página da empresa, o Nearby Share permite o compartilhamento de arquivos entre dispositivos próximosBy - Rafael Arbulu, 19 julho 2023 às 19:31
Lançada em versão beta em março deste ano, o recurso Nearby Share do Google está oficialmente disponível na forma de um aplicativo dedicado para computadores equipados com Windows 10 ou superior. Essencialmente, o novo app permite que você compartilhe arquivos entre dispositivos próximos pareados, evitando a encheção de paciência demora de uso do Google Drive.
Na prática, o app faz mais ou menos a mesma coisa que o “Vincular ao Celular” (da própria Microsoft) e o Samsung Flow, mas com uma versão reduzida: enquanto seus dois concorrentes permitem o espelhamento do seu dispositivo no PC além da movimentação de arquivos entre eles, o recurso do Google limita-se apenas ao trânsito de dados.
Em seu lançamento agora oficial, a empresa de Mountain View adicionou alguns recursos extras ao Nearby Share: no PC, ele exibe o tempo estimado de transferência de um arquivo, e as notificações dos dispositivos pareados agora exibem prévias de imagens antes da transferência, para assegurar que você está movimentando a informação correta.
No mais, não tem nada de novo em relação ao beta: diz o Google que o Nearby Share já vem sendo usado por mais de 1,7 milhão de pessoas, e cerca de 50 milhões de arquivos – majoritariamente, fotos e vídeos – foram movimentados.
A novidade pode servir bem aos menos pacientes: aqui mesmo no blog KaBuM!, uma irritação constante é a movimentação de arquivos entre nossos dispositivos de trabalho e o Google Drive. Por vezes, quando estamos em evento fora da redação, temos que fazer capturas imediatas com o celular, ou gravar entrevistas, e guardar os arquivos na nuvem – o que demanda tempo, isso quando a internet da ocasião não dá algum problema.
Com o Nearby Share e o pareamento que ele oferece (via WiFi e Bluetooth), é tudo uma questão de identificar o arquivo desejado, “pegá-lo” e arrastá-lo com o mouse até a pasta dedicada no PC. E se você estiver logado em sua conta do Google em ambos os dispositivos, não precisará nem de uma confirmação direta: a transferência começará imediatamente.
A novidade foi confirmada pela página do Android em inglês, e não há uma atualização correspondente na versão brasileira do blog, mas não há razão para desconfiarmos de ela não estar disponível aqui no Brasil. De qualquer forma, é mais uma novidade simples, mas que promete facilitar a vida de quem trabalha com muitos arquivos em nuvem, mas não tem a maior das paciências para esperar downloads e uploads em pastas virtuais.
Ah, aqui vale um alerta: dispositivos baseados em arquitetura ARM não têm suporte da novidade, segundo a página de download do app.
Comentários